Saúde Animal

Jornadas Técnicas em Campo Alertam Pecuaristas sobre o Controle da Mosca-dos-Chifres

Iniciativa visa compartilhar conhecimento e destacar os desafios sanitários impostos pelo parasita na pecuária


Publicado em: 08/10/2024 às 14:00hs

Jornadas Técnicas em Campo Alertam Pecuaristas sobre o Controle da Mosca-dos-Chifres

A mosca-dos-chifres (Haematobia irritans) é um parasita que afeta a produtividade e, consequentemente, a rentabilidade da pecuária brasileira. “O controle eficaz da mosca-dos-chifres apresenta desafios variados, devido às distintas realidades regionais em termos climáticos e de conhecimento técnico. Para fornecer informações de qualidade a pecuaristas e suas equipes, estamos promovendo jornadas técnicas em todas as cinco regiões do Brasil pelo segundo ano consecutivo”, destaca o médico-veterinário Felipe Pivoto, gerente de serviços técnicos para animais de produção da Vetoquinol Saúde Animal.

A Jornada Fiprotag® 210 tem um objetivo duplo: compartilhar conhecimento em saúde animal e apresentar práticas mais eficazes no manejo sanitário. Durante esses encontros, são realizados debates relevantes, que abordam o impacto do parasita no bem-estar e na saúde dos bovinos, além de discutir as melhores estratégias de prevenção e combate ao inseto.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estima que a mosca-dos-chifres cause um impacto de US$ 3 bilhões anuais à pecuária nacional. A multiplicação desse parasita é favorecida por condições de umidade e altas temperaturas, características típicas do Brasil, especialmente durante a primavera e o verão.

“Este é um momento oportuno para alertar os pecuaristas sobre os danos causados pela mosca-dos-chifres e compartilhar conhecimento, apresentando soluções modernas para o controle desse parasita. Os produtores de leite e carne precisam entender que o bem-estar animal é essencial para suas atividades. É necessário implementar, em larga escala, as tecnologias em saúde animal disponíveis”, detalha Pivoto, ao ressaltar que a Jornada Fiprotag® 210 visitou 11 estados em setembro. “Nosso objetivo é superar os resultados da Jornada Fiprotag® 210 de 2023, que mapeou mais de 2 milhões de bovinos e teve um impacto positivo em cerca de 1.500 pecuaristas”, acrescenta.

O gerente de serviços técnicos da Vetoquinol enfatiza que a Jornada Fiprotag® 210 possui um caráter educacional e de serviço, transcendendo a mera comercialização de produtos para a saúde animal. “Nosso trabalho envolve orientação e compartilhamento de conhecimento técnico, visando otimizar as práticas e o manejo nas propriedades de produção de carne e leite, beneficiando tanto os animais quanto a economia, além de fortalecer a cadeia produtiva de leite e carne.”

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias