Publicado em: 01/06/2012 às 13:00hs
Na última quinta-feira, o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) realizou uma ação inédita nas atividades do plano de trabalho da Associação dos Criadores de Suínos do Distrito Federal (DFSUIN) em parceria com o Sebrae/DF, junto a mais de 200 alunos de medicina veterinária da FACIPLAC (Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central). A ação ocorreu durante a 14ª Sagrovet, Semana Acadêmica do curso, e contou com a palestra da médica-veterinária e gestora do PNDS, Anny Almeida.
O objetivo da ação foi apresentar aos estudantes as oportunidades que suinocultura oferece aos profissionais da área. “Em nosso setor temos uma quantidade de reduzida de profissionais qualificados para atenderem as necessidades dos produtores, empresas e associações que fazem parte da cadeia”, comentou a gestora. Ainda segundo ela, muitos dos alunos em processo de formação desconhecem o leque de atuação desses profissionais. “Na cadeia da suinocultura, o médico-veterinário tem colocação em todos os elos, desde a produção, passando pela industrialização e, encerrando, no processo de venda do produto final, a carne suína”.
Segundo o professor do curso, Paulo Machado, a semana busca estimular a iniciação dos alunos de graduação no meio acadêmico e profissional. “Além disso, promove a troca de conhecimentos, visão do curso e percepção do meio de atuação profissional, despertando nos alunos o interesse”, explicou.
Durante a apresentação, a gestora destacou a necessidade de ampliar a qualidade da produção de suínos uma vez que a tendência mundial é o aumento de proteína pela população. “Somos o 4º maior país produtor e exportador de carne suína, temos no Brasil milhões de consumidores em potencial, mas para atingirmos números ainda maiores precisamos de uma produção altamente produtiva e tecnificada e que depende diretamente de profissionais como vocês no futuro”, explica.
Para o presidente da DFSUIN, Alexandre Cenci, a ação reforça a importância de atuar na formação dos consumidores e profissionais do futuro. “Se queremos mudar o cenário referente a suinocultura e também à carne suína, também precisamos investir nessa área”, encerrou.
Fonte: Comunicação ABCS
◄ Leia outras notícias