Publicado em: 28/03/2013 às 07:10hs
A exposição de animais na GranExpoNorte 2013 - Exposição Agropecuária do Norte & Brasil PapayaFest será realizada de acordo com normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do IDAF - Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo e, por isso, oferece garantia de segurança em relação a sanidade do animal. No evento haverá exposição de bovinos, bubalinos, equinos, ovinos e caprinos.
O chefe do Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do IDAF, Fabiano Fiuza Ragel, deu garantia do trabalho que será realizado. “Temos o compromisso com os organizadores de garantir a sanidade animal no evento. Produtores e público visitante podem ficar tranquilos que só será permitida a entrada de animais sadios”, frisou. Rangel disse ainda que a exposição será uma grande oportunidade para o IDAF realizar o controle clínico de animais de diversas fazendas num curto espaço de tempo além de divulgar e fomentar o trabalho de defesa sanitária animal do Espírito Santo.
Para participar da exposição, o produtor precisa cumprir todas as regras sanitárias determinadas pelo Ministério da Agricultura e pelo IDAF, que fará o acompanhamento e fiscalização dos animais logo na entrada do evento. O produtor precisa apresentar a Guia de Transito Animal (GTA), demais documentos sanitários exigidos e exames contra algumas doenças que variam de acordo com a espécie. Caso falte algum documento, os animais não participarão da exposição. Haverá também dentro do evento um plantão do IDAF que vai emitir a GTA para o retorno dos animais ao local de origem.
Para os bovinos e bubalinos existe mais um cuidado a ser tomado. Os produtores terão que pedir a vacinação contra febre aftosa antecipada, já que a campanha de vacinação para estes animais acontecerá no mesmo período do evento e, por isso, não haveria no período regular, tempo suficiente para de serem vacinados com antecedência para participar da exposição. A vacinação antecipada é assistida, o que dará mais segurança para os expositores.
Estão sendo esperados animais de outros estados. No entanto, com exceção da Bahia, não existe tempo hábil para a participação de animais do nordeste do país. Por não ser reconhecida como região livre de febre aftosa, a participação de animais nordestinos exige o cumprimento de uma quarentena.
A inscrição dos animais será realizada em parceria com as associações de produtores: ACCOES – Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Espírito Santo; APL - Associação dos Produtores de Linhares e Região; ACPGLES - A Associação de Criadores e Produtores de Gado de Leite do Espírito Santo; ACCMMES - Associação dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador do Espírito Santo; ACTB - Associação Capixaba de Tambor e Baliza.
Fonte: Imprensa GranExpoNorte e Brasil PapayaFest
◄ Leia outras notícias