Publicado em: 04/10/2012 às 07:30hs
A primeira apresentação foi realizada pelo professor da Universidade Estadual de Londrina, Caio Abérsio, e teve como tema os “Desafios a serem superados para manutenção da saúde intestinal de suínos”. Segundo o pesquisador, a ideia central da apresentação era tratar dos desafios que ainda persistem apesar de toda a evolução do setor.
“Desafios como a ativação do sistema imunitário merecem atenção pois eles afetam a produção de suínos. Tratamos de três aspectos relevantes como o desmame, as micotoxinas e, também, os agentes patológicos. Apontamos caminhos para superar estes desafios”, resumiu.
A segunda palestra foi apresentada pelo diretor técnico da subsidiária holandesa da Kemira, Andre Meeusen, sobre o tema “Características, oportunidades e mitos relacionados ao uso de ácidos orgânicos em suínos”. O especialista belga discorreu sobre como e quando os ácidos orgânicos podem substituir os antibióticos de uso continuado.
“Os ácidos orgânicos são aditivos nutricionais básicos e antimicrobianos eficazes. Os ácidos orgânicos cumprem o papel de acidificar a dieta dos suínos e, combinado com os antibióticos terapêuticos, controlam a saúde intestinal dos animais. Eles se complementam e têm um efeito sinergético”, garantiu.
O público presente ao evento elogiou a iniciativa da parceria entre Farmabase e Kemira. Para o participante Divino José de Santana, da Rio Branco Alimentos, as palestras foram muito oportunas diante do risco de uso imprudente de antimicrobianos.
“O uso de ácidos orgânicos é um dos temas mais importantes para a dieta de suínos. O assunto ainda é bastante novo mas os palestrantes se mostraram bastante preparados e sanaram nossas dúvidas sobre o tema”, disse.
O nutricionista da Brasil Foods (BRF) Carlos Kippert mediou o evento e avaliou que a Farmabase e a Kemira foram muito felizes na escolha do tema. “Foi uma revisão muito boa de dois grandes profissionais. É informação muito importante tanto para grandes empresas como para pequenos produtores pois vai ajudar a trabalhar melhor os ácidos e reduzir o uso de antibióticos”, analisou.
Parceria
O presidente da Farmabase, Paulo Machado, disse estar satisfeito com o comparecimento do público e com o nível das informações apresentadas pelos palestrantes. “A ideia era mostrar para o mercado que a Farmabase tem uma parceria com a Kemira. Neste primeiro momento importaremos da Holanda e Finlândia mas, no futuro, projetamos uma fábrica aqui no Brasil”, revela.
O executivo acredita no futuro da parceria entre as empresas já que o Brasil é um grande produtor de suínos e demanda as melhores tecnologias existentes no mundo. “Este é um mercado crescente pois é uma alternativa ao uso de antibióticos, melhora a performance e, além disso, é aprovado na Europa”, justificou.
Farmabase
Desde 1994, a Farmabase Saúde Animal entrega saúde à produção animal e segurança aos negócios de seus clientes. Com o objetivo de participar da cadeia de alimentos saudáveis, seu foco é a produção de medicamentos direcionados para a avicultura e a suinocultura, seguindo os mais rigorosos padrões de controle de qualidade.
Fonte: Agroassessoria Safeway
◄ Leia outras notícias