Saúde Animal

Conselho Veterinário do Cone Sul apresenta Programa Operativo de 2013

No encontro, o Brasil apresentou relatório de situação da doença conhecida como Mal da Vaca Louca no país


Publicado em: 07/02/2013 às 09:40hs

Conselho Veterinário do Cone Sul apresenta Programa Operativo de 2013

Representantes dos Serviços Veterinários Oficiais dos países da região do Cone Sul participaram, nos dias 29 e 30 de janeiro, da Primeira Reunião Ordinária do Comitê Veterinário Permanente do Cone Sul (CVP), Montevidéu, Uruguai.
 
O encontro se deu na Representação do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) no Uruguai, onde está localizada a secretaria técnica e administrativa do Comitê.
 
Participaram chefes dos serviços veterinários oficias da Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.
 
Na primeira parte da reunião, foram tratados os principais temas da cooperação entre o Comitê com o IICA. Também, foram definidas as pautas para as missões de avaliação de Desempenho dos Serviços Veterinários (PVS, sigla em espanhol), que acontecerá nos países da região, e contará com a participação de profissionais da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE).

A presidência do CVP apresentou a proposta do Programa Operativo Anual (POA) para o ano de 2013, que foi analisada, consensuada e aprovada pelos representantes dos países.
 
Na segunda parte do encontro, o Brasil apresentou um relatório sobre o estado da Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) no país. Atualmente, o Brasil tem um status de risco considerado insignificante na OIE, ao lado de países como Argentina e Chile. Em 2010, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (MAPA) divulgou um caso não clássico da doença, no estado do Paraná. Os países membros do Comitê expressaram apoio ao Brasil e ofereceram a cooperação técnica necessária.
 
O Coordenador Técnico do Programa de Ação MERCOSUL Livre de Febre Aftosa (PAMA) apresentou um informe das atividades, missões e avanços do mesmo, assim como as prestações de contas realizadas pelas sub-unidades executoras.
 
Os representantes aprovaram o cronograma de atividades propostas para executar durante este ano e finalmente, analisaram os próximos passos para a implementação do PAMA II.
 
O próximo encontro do CVP acontecerá em 20 e 21 de março, também na capital uruguaia.