Saúde Animal

Como a síndrome navicular afeta os equinos?

Doença impacta o desempenho dos animais causando dor, desconforto e claudicação crônica


Publicado em: 07/08/2020 às 14:20hs

Como a síndrome navicular afeta os equinos?

A síndrome navicular é uma das principais patologias que afetam o desempenho dos equinos, especialmente dos que atuam em modalidades esportivas.

A doença que compromete o aparato podotroclear dos cavalos é considerada uma das principais causa da claudicação crônica. “A patologia  afeta o osso sesamóide distal, também conhecido como  navicular, a bursa navicular e os tendões flexores, comprometendo o aparelho locomotor dos equinos. Os cavalos afetados pela patologia apresentam desconforto, dor e queda no desempenho de suas atividades”, explica a médica veterinária e gerente de linha de produtos para equinos da Ceva, Baity Leal.

Com origem difusa, o desenvolvimento da patologia pode ser influenciado por aspectos de manejo e fatores hereditários. O desequilíbrio nos casos, ferrageamento inadequado e a realização de exercícios em superfícies duras ou na inapropriadas, por exemplo, podem estimular o surgimento da doença

Além disso, raças como Quarto de Milha e Puro Sangue Inglês são mais susceptíveis aos casos de síndrome navicular. Nestes casos, a predisposição hereditária está associada a conformação do osso navicular.

“A síndrome navicular acomete preferencialmente os membros torácicos causando alterações degenerativas na estrutura, composição e função mecânica da região”, detalha Baity.

Os animais acometidos apresentam sinais clássicos, como pinça longa e talões escorridos, marcha desordenada e maqueira. Além disso, é comum que o cavalo mantenha um dos membros flexionados, por conta das dores e incômodo na área afetada.

A claudicação, popularmente conhecida como manqueira é uma das consequências comuns causadas pela doença. Podendo se manifestar de forma progressiva, crônica, unilateral ou bilateral.

“A claudicação associada à síndrome navicular é uma das principais causas de afastamento dos equinos de suas atividades trazendo impactos para o bem-estar do animal e gerando uma série de prejuízos financeiros para os criadores. Dependendo do tipo e origem da lesão o animal poderá ficar incapacidade de exercer sua função. O diagnóstico e o tratamento proativo são fundamentais para conter os avanços da doença”, afirma Baity.

A identificação da síndrome navicular engloba a avaliação física do animal, a análise do histórico clínico e dos sintomas apresentados, e a realização de exames clínicos e de imagem. Juntos, esses fatores irão determinar quais estruturas estão envolvidas e a extensão dos danos causados pela patologia ao aparelho locomotor do equino.

Como não tem cura, o tratamento da síndrome navicular tem como objetivo assegurar o bem-estar animal. A terapia indicada dependerá do tipo de lesão e atividade desempenhada pelo equino, podendo incluir desde repouso, uso de medicamentos anti-inflamatórios e corticoides, até intervenções cirúrgicas.

Sempre em busca de soluções que auxiliem na manutenção do bem-estar animal, a Ceva Saúde Animal desenvolveu o Tildren®, único bifosfonato aprovado em equinos de alta performance para tratamento das dores e inflamações ósseas.

O produto é indicado para o tratamento da síndrome navicular atuando na regulação do metabolismo ósseo e proporcionando o reequilíbrio do processo de remodelação óssea. “O Tildren® auxilia na recuperação dos cavalos, garantindo o bem-estar do animal e permitindo a rápida retomada as atividades. É importante ressaltar que os criadores devem sempre consultar o médico veterinário para o diagnóstico assertivo e indicação do tratamento adequado para o equino”, finaliza Baity.

Fonte: Ceva Saúde Animal

◄ Leia outras notícias