Publicado em: 30/03/2012 às 08:10hs
Há algum tempo, muitos avicultores e suinocultores brasileiros buscam por alternativas na substituição parcial ou total de antibióticos promotores de crescimento (APC) na ração, devido ao uso cada vez mais restrito no Brasil e na busca de atender exigências internacionais.
De acordo com o gerente técnico e comercial da empresa de saúde animal de Curitiba (PR) Sanex Comércio e Indústria, Emersson Pocai, entre as alternativas que têm sido pesquisadas, as de maior destaque são as moléculas naturais com conhecido poder antimicrobiano, como é o caso dos ácidos orgânicos.
E nesse contexto, a Sanex oferece como opção para esses produtores e empresas de nutrição, o NeoAcid. “É um aditivo natural, composto por uma associação sinérgica de quatro ácidos orgânicos incorporados a uma diferenciada fonte de triglicerídeos de cadeia média e produzido através de um exclusivo processo industrial, recomendado para otimização da saúde intestinal dos animais e administrado via ração”, explica Pocai.
Devido ao processo de proteção dos ácidos, ressalta Pocai, atua direta e indiretamente nas bactérias dentro do intestino (duodeno, jejuno e íleo) e tem como finalidade a preservação da integridade das vilosidades intestinais que são responsáveis pela digestão e absorção dos alimentos.
Mercado consolidado
O NeoAcid está no mercado há aproximadamente sete anos, desde que foi avaliado por uma dissertação de mestrado na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Teve início no mercado de frangos de corte inicialmente como alternativa aos antibióticos promotores de crescimentos (APC). “Além disso, o NeoAcid atua diretamente sobre a qualidade intestinal, o que reflete em melhora no desempenho zootécnico e ótimas condições sanitárias. Desde a sua concepção, diversos trabalhos técnico-científicos foram publicados com o intuito de comprovar sua efetividade em desempenho zootécnico e sob desafios sanitários”, informa Pocai
Ele conta que recentemente foi publicado um trabalho sobre a influência positiva do NeoAcid em relação a imunidade das aves. Nessa parceria com a UFPR, mostrou-se que o produto atuou eliminando bactérias como a Salmonella Enteritidis de forma eficaz antes mesmo da infecção pela mucosa intestinal. “Dessa maneira, as aves permaneceram em equilíbrio imunológico, não mobilizando e nem utilizando reservas de energia para respostas contra agentes sanitários específicos. Assim, a ave possui maior disponibilidade de nutrientes para ganho de peso e produção de ovos”, afirma.
Atualmente o produto é comercializado em todo o Brasil, porém sua participação é maior na região Sul. Pocai informa ainda que o produto é encontrado em embalagens de 25 kg e os interessados podem procurar representantes e assistentes técnicos da Sanex em sua região. “Para as empresas que tem nutrição de ponta, o uso do NeoAcid passa a ser imprescindível, pois ele atende as mais rigorosas normas de controle qualidade de matéria prima e é um produto natural de interesse direto ao consumidor da carne de frango e ovos”, conclui Pocai.
Fonte: Atualiza Comunicação
◄ Leia outras notícias