Saúde Animal

Ampliação da zona livre de aftosa é debatida em Roraima

Objetivo é criar um plano de ação conjunto e elevar o status sanitário do estado ainda este ano


Publicado em: 13/06/2012 às 12:00hs

Ampliação da zona livre de aftosa é debatida em Roraima

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promoverá o workshop “Requisitos e condicionantes para ampliação da zona livre de febre aftosa”, em Boa Vista (RR), nesta terça e quarta-feira, 12 e 13 de junho. O evento reunirá fiscais federais agropecuários, técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima (Aderr) e representantes do setor produtivo no auditório da Superintendência Federal de Agricultura de Roraima (SFA/RR).

Durante o encontro serão realizadas apresentações sobre a situação, desafios e perspectivas do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), os procedimentos para o reconhecimento de zonas livres de aftosa com vacinação e metodologia de avaliação da qualidade dos serviços veterinários. Os resultados das últimas avaliações no serviço veterinário daquele Estado serão também discutidos, bem como eventuais debilidades ainda existentes e medidas para corrigi-las.

O seminário será moderado pelo coordenador do PNEFA, Plínio Leite Lopes. Segundo ele, o objetivo principal é construir um plano de ação corretivo conjunto para proporcionar avanços no status sanitário do Estado, atualmente classificado como de alto risco para a doença.

“Queremos que Roraima evolua para médio risco até o final de 2012 e que consiga ser inserido no projeto de ampliação da zona livre de aftosa com vacinação no próximo ano”, aponta Lopes.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

◄ Leia outras notícias