Pastagens

Tecnologia para evitar novas áreas de pastagens, diz veterinário da Embrapa Meio-Norte

Com a transferência de tecnologias que promovem a sustentabilidade dos sistemas de produção animal, a Embrapa Meio-Norte trabalha para evitar a abertura de novas áreas para pastagens no Piauí


Publicado em: 06/11/2012 às 11:50hs

Tecnologia para evitar novas áreas de pastagens, diz veterinário da Embrapa Meio-Norte

O curso Manejo Intensivo de Pastagens Tropicais, que a instituição está promovendo no Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Piauí - UFPI, em Teresina, abre caminho à adoção de conhecimentos e de consciência ambiental.

“Estamos iniciando um trabalho, através deste curso, para que produtores e técnicos possam manejar áreas de pastagens já existentes de forma intensiva, elevando a produtividade, sem precisar fazer novos desmatamentos”, diz o veterinário Anísio Ferreira Neto, da Embrapa Meio-Norte, coordenador e um dos instrutores do treinamento, que tem o apoio do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e da UFPI.

No evento, que começou na manhã desta segunda-feira 05, e vai até a próxima quarta-feira 07, estudantes, técnicos e produtores estão recebendo informações sobre amostragem de solo; conceitos de fertilidade de solo; interpretação de análise de solo e recomendação de adubação; e divisão e manejo intensivo de pastagens.

O engenheiro agrônomo Samer Rodrigues, da empresa Pecuária Intensiva, é um dos instrutores. O treinamento encerra com uma visita dos participantes a uma unidade demonstrativa de pastagem tropical na zona rural de Teresina, que adota tecnologias da Embrapa.

Fonte: Embrapa Meio-Norte

◄ Leia outras notícias