Pastagens

Plantio do algodão termina e ocupa área menor que a estimada em MT

Plantio do algodão está definitivamente encerrado em Mato Grosso. De acordo com o boletim do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), total semeado é de cerca de 720 mil hectares e apesar da incidência de algumas pragas, ainda é cedo para estimar prejuízos para produção no Estado


Publicado em: 28/02/2012 às 15:20hs

Plantio do algodão termina e ocupa área menor que a estimada em MT

Presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Carlos Ernesto Augostin, disse que houve uma pequena redução da área plantada no Estado se comparado com a estimativa, que era de 770 mil hectares e depois de 750. Esta baixa foi influenciada, conforme o produtor, pelas chuvas e também pelo milho, que está em alta e tomou o lugar da pluma em algumas propriedades.

Segundo ele, como melhor período para o plantio é até o começo de fevereiro, aqueles que foram prejudicados na colheita da soja pelas chuvas perderam os prazos e com isso inviabilizou o plantio.

Além disso, Augustin revela que, com a valorização do milho, alguns produtores resolveram mudar os planos e investir no grão, visando o mercado interno e externo. Com relação às perdas em decorrência de pragas, ele afirma que ainda é cedo para traçar o diagnóstico de prejuízos e que até o momento não indícios de grandes problemas.

Levantamento do Imea aponta que produção será de aproximadamente 2,5 milhões de toneladas e entre 40% e 50% deste total já está comercializado. Os preços estão variando entre R$ 50 e R$ 53.

Fonte: A Gazeta

◄ Leia outras notícias