Publicado em: 12/11/2024 às 09:00hs
O cenário para o pecuarista brasileiro torna-se cada vez mais promissor com a valorização dos preços da arroba e o início da recuperação do ciclo pecuário. No entanto, esse panorama otimista não deve ser motivo para relaxamento quanto ao controle dos custos de produção. Rogério Coan, consultor da Coan Consultoria, de Ribeirão Preto (SP), ressalta que o verdadeiro segredo para o sucesso da pecuária produtiva está no manejo eficiente das pastagens, o que permite otimizar a produtividade de forma sustentável.
Durante o Feedlot Summit Brazil, o maior evento de confinadores do Brasil, realizado em setembro, o tema do manejo de pastagem foi amplamente discutido, dado o impacto direto que ele tem nos custos de produção. Segundo a Athenagro, em 2023, a degradação das pastagens representou um custo médio de R$ 40 por arroba. Maurício Nogueira, da Athenagro, enfatizou que esse valor representa uma perda significativa, alertando que, apesar do avanço das tecnologias disponíveis para o setor, o manejo adequado das pastagens continua sendo um desafio e uma grande fonte de prejuízos.
Não existe uma fórmula única para o manejo das pastagens ou reforma de áreas degradadas, pois cada projeto pecuário exige um plano específico. No entanto, a crescente integração entre a agricultura e a pecuária tem promovido avanços importantes, como o uso de máquinas adaptadas e a melhoria na plantação e manutenção das pastagens. Por isso, é fundamental que o pecuarista esteja constantemente atualizado sobre as inovações do setor.
Para ajudar nesse processo de aprendizagem e capacitação, a Coan Consultoria promove o Workshop Pecuária Intensiva a Pasto, em parceria com a Intensiva Consultoria. O evento, que ocorrerá de 11 a 13 de dezembro, nas cidades de Goiânia e Goianira, em Goiás, contará com uma programação diversificada, abordando atualizações técnicas e econômicas essenciais para o pecuarista.
Serão 17 palestras com consultores renomados do mercado brasileiro, que trarão insights sobre o cenário econômico atual, cálculos de custos de produção, gestão e liderança, métricas zootécnicas e agronômicas, além de ajustes na taxa de lotação e detalhes sobre a Taxa de Intensificação Pecuária (TIP), com exemplos práticos de projetos pecuários de alto desempenho.
Este evento tem como objetivo capacitar o pecuarista a maximizar o uso de suas pastagens, aproveitando ao máximo o período das águas para otimizar a rentabilidade do negócio. Para mais informações, os interessados podem acessar o site da Coan Consultoria aqui.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias