Pastagens

Cayana reforça seu posicionamento como sinônimo de produtividade para o produtor rural

Atinja resultados impressionantes com o novo cultivar da Barenbrug do Brasil


Publicado em: 23/10/2020 às 13:20hs

Cayana reforça seu posicionamento como sinônimo de produtividade para o produtor rural

Elevar a produtividade animal é um fator importante para o aumento dos índices de rentabilidade na pecuária de leite ou de corte. A baixa produtividade das plantas forrageiras é apontada como a responsável pela baixa competitividade e produtividade animal no agronegócio.

O cultivar Cayana foi desenvolvido com um pacote tecnológico Barenbrug para oferecer ao pecuarista alto desempenho e rentabilidade na pecuária de corte e leite. Ele foi selecionado devido à sua alta produtividade de massa seca, resultado da sua boa eficiência no aproveitamento de nutrientes do solo. A forrageira proporciona uma maior taxa de lotação dentro de uma propriedade por ter uma maior taxa de acúmulo de forragem ao longo do ano quando comparado a outros cultivares do mercado. Ao utilizar o cultivar em sua propriedade, o produtor tem a certeza de que o resultado será maior do que o esperado. 

“O Cayana tem como maior benefício o alto desempenho animal, que para o produtor se traduz em maior rentabilidade de seu sistema de produção. A sua produtividade, na média de dois anos, foi de 8@/ha/ano a mais de carne, quando comparada com o cv. Marandu, no ensaio oficial realizado, bem como uma produtividade (média de duas épocas de seca) de 4,75 @/ha n, o que representou um crescimento de  66% se comparado ao seu concorrente”, reforça Ulisses Figueiredo, Líder do Programa e Melhorista da Barenbrug do Brasil.   

O novo cultivar da Barenbrug do Brasil vem se destacando em todo o país pelo seu alto teto produtivo, por ser uma planta com alta capacidade de perfilhamento (maior taxa de acúmulo de forragem), e com maior conversão alimentar quando comparado a outros novos cultivares. Durante dois anos de avaliação, foi observado o desempenho animal ↑ 8,0 @/ha/ano, e excelente resposta em condições de alta fertilidade do solo, resultando em uma maior rentabilidade para o pecuarista.  

Para chegar ao mercado, foram necessários 12 anos de pesquisa dentro do programa para gerar o genótipo esperado pelo cultivar, e mais 5 anos de avaliação em diferentes regiões do Brasil, sendo em ensaios de corte, e também, em ensaios de pastejo para testar seu potencial quanto ao desempenho animal. Só a partir de anos em avaliações que foi possível confirmar seu potencial e colocá-lo à disposição no mercado.

“O Cayana é um cultivar excelente para os produtores que buscam aumentar a rentabilidade de sua propriedade. Apresenta excelente acúmulo de forragem, com alta proporção de folhas, que proporcionará maior conversão alimentar. Além disso, o mais importante é todo o pacote tecnológico desenvolvido exclusivamente para este cultivar, onde o produtor tem um manual de uso do cultivar, desde nossas recomendações de semeadura, do primeiro pastejo ao manejo da pastagem nos diferentes métodos de lotação (contínuo, rotacionado, etc.) usado no Brasil”, ressalta Ulisses Figueiredo, Líder do Programa e Melhorista da Barenbrug do Brasil.  

Quer saber mais sobre Brachiaria cv. Cayana? Clique aqui!

Fonte: Barenbrug do Brasil

◄ Leia outras notícias