Outros

WSPA leva capacitação em bem-estar de suínos para a PorkExpo 1012

Minicurso gratuito explica como o bem-estar animal na suinocultura pode trazer resultados positivos para as agroindústrias


Publicado em: 18/09/2012 às 07:40hs

WSPA leva capacitação em bem-estar de suínos para a PorkExpo 1012

No próximo dia 27/09/2012, a WSPA – Sociedade Mundial de Proteção Animal traz com exclusividade para a PorkExpo 2012 um minicurso em bem-estar de suínos no manejo pré-abate e abate. Ministrada e coordenada pela equipe do Programa Nacional de Abate Humanitário (Steps), a capacitação será gratuita. O objetivo é difundir as práticas de bem-estar animal e incentivar a sua aplicação pelos profissionais da cadeia produtiva de suínos (granja, transporte e frigorífico).

Entre os principais temas abordados, estão: as melhorias através das instalações para facilitar o manejo; perdas econômicas associadas ao manejo incorreto; redução de riscos causados durante o manejo pré-abate e sua interferência na qualidade da carne suína; e capacitação dos profissionais envolvidos no manejo pré-abate desde o embarque na granja até o frigorífico. Todos os participantes receberão o DVD com o material didático para poder replicar os treinamentos nas agroindústrias.

O conteúdo do treinamento faz parte do programa Steps, programa elaborado pela WSPA, e oferecido desde 2008 em parceria com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). Até o momento, o programa já capacitou mais de 5 mil profissionais em cerca de 250 frigoríficos em diversos estados do país.

O Gerente do Steps, José Rodolfo Ciocca, explica que os treinamentos têm levado à diminuição de perdas econômicas significativas na produção, assim como melhorias no ambiente de trabalho. “Outro fator que tem despertado a procura por plantas frigoríficas é o atendimento as exigências internacionais propostas pelo Regulamento Europeu EC 1099/2009 (European Union), que entrará em vigor em janeiro de 2013, tornando obrigatória a existência de um profissional responsável pelo bem-estar em cada frigorífico habilitado para exportação. O mesmo tende a ser exigido pela legislação brasileira no futuro.” explicou José Rodolfo. 

Capacitação em bem-estar de suínos no manejo pré-abate e abate.

Fonte: Assessoria de Imprensa WSPA Brasil

◄ Leia outras notícias