Outros

VII Dinapec dobra o número de produtores participantes

Em três dias, a sétima edição da Dinâmica Agropecuária (Dinapec) realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), reuniu aproximadamente mil visitantes


Publicado em: 22/03/2012 às 14:50hs

VII Dinapec dobra o número de produtores participantes

Quem compareceu nos campos experimentais da Unidade Gado de Corte, em Campo Grande/MS, conferiu uma seleção de roteiros tecnológicos, totalmente sustentável, que aliou a produção agropecuária com a precaução ambiental.

A ênfase na sustentabilidade esteve associada à promoção do Plano Plano ABC - Agricultura de Baixa Emissão de Carbono: Recuperação de Pastagens Degradadas, o grande tema desta edição. Segundo o coordenador geral do evento, Websten Cesário da Silva, a temática deste ano foi recebida com entusiasmo pelos produtores. “Do ano passado pra cá o número de produtores dobrou. Em grande parte, pelo que percebemos, esse aumento está atrelado ao forte interesse dos produtores em tecnologias que diversifiquem a produção e sejam sustentáveis”, afirmou Cesário.

Para o coordenador há vários pontos positivos que puderam ser vistos na Dinapec 2012. Aumento do inventário de tecnologia, aumento no número de parceiros e de participação das Unidades da Embrapa, tudo isso refletido num universo de 36 estantes e 40 roteiros tecnológicos. “Tivemos um salto de qualidade enorme, a gente está conseguindo oferecer um leque de opções tecnológicas que atinge desde o assentado até o empresário rural”, disse Cesário.

Na visão das Unidades Embrapa Acre, Floresta e Rondônia, estreantes no evento, a Dinapec é um espaço de diversificação tecnológica e integração que estreita o canal entre Embrapa e produtor, da mesma forma que encurta as relações entre as Unidades. “Conhecemos a realidade da bovinocultura sul-mato-grossense, de novas tecnologias que podem ser adaptadas no Acre, assim como passamos a conhecer melhor o que as Unidades estão pesquisando. Isso é de grande valor para o nosso trabalho”, comentou o analista Alexandre Monteiro da Embrapa Acre.

Já os veteranos como a Embrapa Agropecuária Oeste e Embrapa Milho e Sorgo, a experiência da Dinapec é o momento de consolidar o trabalho de pesquisa e difundir os frutos coletados. Na avaliação do analista da Embrapa Agropecuária Oeste, José Mauro Kruker, a edição deste ano foi muito satisfatória por causa do aumento no número de produtores visitantes e pela forte procura por tecnologias de milho e baquiária, e, inoculantes para soja e milho.

Outro veterano, o pecuarista e produtor rural Fernando José Rodrigues afirma que a Dinapec é uma ótima oportunidade para se atualizar. “Um evento como esse concentra em um único espaço as várias tecnologias da Embrapa. Isso facilita a transferência de Tecnologia. É a quarta Dinapec que participo e, no meu caso, a experiência é fundamental. Na minha propriedade adotei a integração-lavoura-pecuária e tenho obtido bons resultados. Com a integração o solo apresentou maior fertilidade, passei a produzir grãos que são utilizados no período da seca para suplementar a alimentação dos animais neste período. O resultado foi a diminuição de custos na produção e o abate mais rápido dos animais”, explicou.

De modo geral, além do crescimento na infraestrutura, a Dinapec 2012 inovou na organização e trouxe novidades como a participação da Escola Agrícola Arnaldo Estevão de Figueiredo que disponibilizou estudantes do curso de técnico agrícola para guiarem os visitantes. Com essa mudança houve maior eficiência no atendimento. De acordo com o coordenador dos roteiros tecnológicos, Haroldo Pires de Queiroz, o aumento dos guias permitiu que se criasse a figura do abatedor, uma pessoa que fica a frente do grupo de visitantes para anunciar a chegada do grupo em cada estações, impedindo assim estações sem pesquisadores.

Embrapa Florestas (Colombo-PR), Embrapa Acre (Rio Branco-AC), Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora-MG), Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados-MS), Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos-SP), Embrapa Rondônia (Porto Velho-RO), Embrapa Informática Agropecuária (Campinas-SP), Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE), Embrapa Monitoramento por Satélite (Campinas-SP), Embrapa Soja (Londrina-PR) e Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS) foram as Unidades da Empresa envolvidas na VII Dinapec que teve o apoio de diversas instituições e empresas.

Fonte: Embrapa Gado de Corte

◄ Leia outras notícias