Publicado em: 27/03/2012 às 16:50hs
“A medida visa uma maior vigilância e atenção nas propriedades de fronteira”, destaca a diretora presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Cristina Carrijo. No resto do Estado, o cronograma continua o mesmo, com início em maio nas regiões do Planalto e Pantanal.
A Iagro alerta os produtores para que se programem com antecedência e esclarece as estratégias de vacinação para a zona de fronteira, onde deverá ser vacinado todo o rebanho.
Nas propriedades de maior risco sanitário (assentamentos, aldeias indígenas e periferias das cidades) a Iagro vai fornecer a vacina e realizar a vacinação com agulha oficial, ou seja, os funcionários da Agência realizarão a aplicação da vacina.
Nas demais propriedades, a Iagro vai realizar a vacinação acompanhada (o produtor vacina os animais na presença dos servidores da Iagro em 100% do rebanho), fiscalizada (vacinação sob acompanhamento parcial por servidores da Iagro), ou ainda oficial Nestes casos, o produtor será o responsável pela aquisição da vacina das revendas de produtos veterinários. Para a aquisição da vacina, os produtores deverão se dirigir aos escritórios da Iagro para a liberação da compra no sistema Saniagro bem como o agendamento dos trabalhos de fiscalização da vacinação, quer seja acompanhada, fiscalizada ou oficial.
O produtor precisa ficar atento ao prazo para o registro da vacinação, que deverá ser realizado pela internet até o dia 15 de maio.
Fonte: Agora MS
◄ Leia outras notícias