Outros

Uma semifinal de encher os olhos

Caxias do Sul consagra mais oito finalistas ao Freio de Ouro 2012


Publicado em: 19/06/2012 às 07:45hs

Uma semifinal de encher os olhos

Não basta apenas falar do bom tempo, da brilhante estrutura e do alto nível dos animais para definir como se encerrou a 8ª Classificatória ao Freio de Ouro 2012. Tendo como sede Caxias do Sul, a prova trouxe todo o brilho do Freio de Ouro para a Serra Gaúcha.

O evento deixou muita gente impressionada. A estrutura dos pavilhões da Festa da Uva foram perfeitos para a disputa. Gado e pista facilitaram e deram mais qualidade à apresentação dos conjuntos. Não que estes precisassem de ajuda. O desempenho de todos mostrou a boa preparação e alto nível de animais e ginetes.

Ao total, participaram da prova 49 animais. Destes 20 passaram pra segunda etapa, realizada na manhã deste domingo (17/6). No julgamento das fêmeas, estavam Álvaro Dumoncel, Francisco Martins Bastos Sobrinho e Lauro Varela Martins. Já os machos foram avaliados por André Narciso Rosa, Eduardo Móglia Suñe e João Arísio.

*Os atores da final*

Desde muito cedo, os melhores foram se apresentando e tomando as primeiras colocações na semifinal. Mesmo com grande qualidade no geral, quatro animais brigaram etapa por etapa nas primeiras colocações.

Entre os machos, Abre Cancha da Onicron, montado por Adriano Streck, alcançou a ponta já nas andaduras e se manteve regular até a final. O garanhão não saiu da ponta em nenhum momento da prova, mesmo com as fortes investidas de Everton Valim com Sanga Funda Ubiratã. Primeiro e segundo colocados consagrados e merecidos.

Já nas fêmeas, as alternações de colocação entre Cobiça Bertolini, montada por Raul Lima e RE Bailarina, de César Augusto Schell Freire foram um espetáculo a parte. As éguas formaram o pódio, respectivamente, após uma prova de Campo II de tirar o fôlego.

*Disputa aprovada pelos jurados*


A avaliação do evento entre a comissão julgadora foi um sucesso. Não faltaram elogios para a estrutura do parque e para a preparação dos animais.

Segundo o jurado Rosa, a pista fora uma das melhores estruturas em que ele já havia julgado. “É um parque muito bem preparado para receber a prova. A pista e mangueira estavam impecáveis. Um lugar digno de Freio de Ouro”, diz.

Para o avaliador das fêmeas, Álvaro Dumoncel, além do julgamento ser realizado ao lado de dois companheiros, o bom nível dos animais tornou o final de semana ainda mais proveitoso. “O nível alto e a maravilhosa estrutura fizeram desta uma classificatória ímpar. Além disso, julgar ao lado de dois criadores que são afinados com os meus pensamentos foi gratificante”, completa o jurado.

O circuito do Freio de Ouro passará agora pelas cidades de Carazinho/ (22 a 24/6), Lages/SC (5 a 8/7), Esteio/RS (13 a 15/7) e termina com a classificatória aberta de Brasília/DF (20 a 22/7).

Fonte: ABCCC - Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos

◄ Leia outras notícias