Publicado em: 16/10/2012 às 17:40hs
Dezenas de pecuaristas da região norte do Espírito Santo participaram do I Simpósio do Leite, realizado pela Associação dos Produtores de Linhares e Região (APL) nos dias 09 e 10 de outubro, no Guararema Clube, no município linharense. O evento abordou temas em pautas no setor da pecuária de leite.
Em palestra sobre Princípios da Produção Econômica do Leite, no primeiro dia do simpósio, o engenheiro agrônomo e doutor em produção animal, Ismail Ramalho Haddade, destacou o potencial de Linhares para a atividade leiteira. “O que limita a pecuária de leite é a disponibilidade de informação e tecnologia para o setor. Temos um exemplo no município de Valença (RJ), onde um pecuarista com 0,5 hectare produz, em média, 103 litros de leite por dia. É um dos grandes exemplos de sucesso através do manejo correto na propriedade”, afirmou.
Na segunda parte do dia, a Qualidade do Leite foi o tema abordado pelo gerente de captação de leite do Latícinios Damare, Cincinato Mendes. “A qualidade do produto está se tornando exigência do consumidor e temos que caminhar para isso. O produtor precisa estar atento aos fatores que interferem no resultado positivo da sua produção leiteira”, destacou.
Na quarta-feira, o médico veterinário e mestre em nutrição animal, Rodrigo de Souza Costa, explicou como o Manejo Nutricional de Bovinos de Leite influencia na produtividade e na renda da propriedade. “Com pequenas mudanças no manejo do rebanho é possível obter grande diferença na renda anual da propriedade”, disse Costa. Em seguida, o analista técnico da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/ES), Samuel Lopes Fontes, destacou a Importância do Associativismo na Pecuária. “Quando o produtor trabalha unido é sempre mais fácil conquistar melhorias na sua atividade. Ganha poder de negociação na venda e na compra, melhora o acesso a novas tecnologias, fortalece a representatividade do setor, entre outros fatores”, afirmou Fontes.
O I Simpósio do Leite contou com o apoio do Sicoob, Tortuga, Damare, Aquafértil, Agrorancho, Pianna Rural, Brascol, Nico Feijão e Heringer.
Fonte: Rurale Assessoria de Imprensa
◄ Leia outras notícias