Outros

Setor da pecuária leiteira quer projeto Balde Cheio em Linhares

Especialista destaca importância da implantação do Programa. Associação dos Produtores de Linhares e Região (APL) busca parcerias


Publicado em: 22/02/2012 às 16:00hs

Setor da pecuária leiteira quer projeto Balde Cheio em Linhares

O engenheiro agrônomo, Lúcio Antonio Oliveira Cunha, especialista em manejo de pastagem, afirmou, nesta quarta-feira (22), que a implantação de um programa de assistência técnica, baseado no modelo do Balde Cheio, é fundamental para o crescimento da pecuária de leite no município de Linhares e outros da região norte capixaba.

Segundo Cunha, o Balde Cheio é o melhor programa nacional de transferência de tecnologia para os produtores rurais e resulta em grande melhorias para o pecuarista. “Essa metodologia é o que tem de melhor na atividade. Já realizamos esse trabalho com alguns produtores da região e os resultados comprovam essa eficiência. Precisamos difundir isso”, destacou o agrônomo.

Realizado em várias partes do Brasil, o método consiste na capacitação de profissionais de extensão rural e produtores para aumentar os resultados no campo. De acordo com Lúcio Cunha, a realização desse trabalho permite ao produtor sair da subsistência na atividade e alcançar uma situação bastante satisfatória. “Seguindo o planejamento e com bom acompanhamento técnico, o programa muda a realidade da propriedade”, diz Cunha.

A diretoria da APL está buscando parcerias para a implantação deste projeto na região, com o objetivo de melhorar o cenário da pecuária de leite, gerando mais oportunidade para o produtor e renda para as famílias rurais.

Caso de sucesso

Exemplificando os benefícios do programa para o pecuarista, o engenheiro agrônomo diz que na propriedade do pecuarista Fernando Frinhani, na localidade de Baixo Quartel, em Linhares, em dois hectares, ele tem 20 vacas, sendo 16 em lactação, produzindo cerca de 300 litros de leite por dia. Esta produtividade pode gerar cerca de R$ 3.000,00 mensais. “Poucas atividades geram essa renda. Isso é possível. Temos esses números nesta propriedade em Linhares e a técnica serve para pequenas, médias e grandes propriedades. É preciso vontade e orientação profissional”, finaliza Lúcio Cunha.

Fonte: Rurale Assessoria de Imprensa

◄ Leia outras notícias