Outros

Sergipe já tem GTA eletrônica

O Guia de Trânsito Animal (GTA) eletrônica em Sergipe, documento necessário para que o produtor transporte seus animais pelo País, passou a fazer parte da Base de Dados Única do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)


Publicado em: 31/08/2012 às 11:20hs

Sergipe já tem GTA eletrônica

Esse novo sistema permitirá que a e-GTA seja expedida por um sistema informatizado, podendo sua autenticidade ser conferida no momento de sua emissão.
 
A novidade faz parte da Instrução Normativa nº 19 de 03/05/2011 do Mapa, que orienta os Estado a adotarem a Guia de Trânsito Animal (GTA) Eletrônica, obedecendo assim, às diretrizes do Programa Governo Eletrônico Brasileiro. Em Sergipe, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), é quem disponibiliza a emissão da guia via internet, o que era feito até o momento sem o devido acesso ao banco de dados. Agora, o criador, ao emitir sua guia de trânsito animal, terá certeza de que o documento, está disponibilizado para consulta em nível nacional.

Para a diretora de Defesa Vegetal da Emdagro, Salete Dezen, “O sistema adotado traduz a necessidade de intensificar o processo de modernização e transparência no serviço de sanidade animal realizado em Sergipe, sendo possível o acompanhamento por órgãos internacionais”.
 
Ela acrescentou ainda, que o sistema vai proporcionar maior facilidade nas abordagens feitas pelos fiscais agropecuários, pois terão, no momento da fiscalização, a possibilidade de verificar a veracidade daquele Guia emitido. “Para tanto, a Emdagro está investindo na aquisição de Tablets com acesso à internet os quais ajudarão na consulta instantaneamente”, completa a diretora.
 
Ainda de acordo a diretora, o fato de poderem emitir as e-GTA´s pela internet não impede que a forma usada anteriormente seja usada. “Atualmente, apenas o município de Lagarto e Aracaju estão apto a proceder com a emissão das e-GTA e, por isso, o sistema será usado concomitantemente com o modelo anteriormente utilizado, mas, em um curto espaço de tempo todo o Estado de Sergipe estará com o sistema disponível”, garante Salete.

Fonte: Emdagro

◄ Leia outras notícias