Outros

Raça Montana apresenta números crescentes na pecuária brasileira

No momento em que a procura por touros melhoradores está em alta - por conta da menor quantidade de bezerros à venda no mercado interno - a raça Montana, utilizada em grande escala para o cruzamento industrial, está em significativa expansão no Brasil Central como uma boa opção para aquisição de touros com alta qualidade genética


Publicado em: 26/09/2013 às 15:10hs

Raça Montana apresenta números crescentes na pecuária brasileira

De acordo com o levantamento realizado pela equipe técnica do Programa Montana os Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás são os que mais compram touros Montana.

Goiás é o primeiro da lista em aquisições de touros compostos. O Estado possui seguramente o maior rebanho da raça e se mantém como o principal foco das vendas de touros Montana. Um bom exemplo é a fazenda da Barra, localizada em Aporé (GO), que possui aproximadamente quatro mil matrizes Montana para reprodução.

Dono do maior rebanho comercial do Brasil, Mato Grosso aumentou o interesse pela raça e hoje representa 15% do total de vendas dos touros Montana. Gabriela Giacomini, gerente de operações do Programa Montana, atribui esse interesse ao fato do animal ser resistente ao clima do Estado e ao forte investimento da região no cruzamento industrial.

O Mato Grosso do Sul vem acompanhando este crescimento e se interessando cada vez mais pela raça composta. Em 2011 o Estado era responsável por 17% das vendas de touros Montana, já no ano seguinte este número saltou para 20,3% das vendas dos reprodutores. “São ótimas opções para as características da pecuária sul-mato-grossense, que sofre forte concorrência com o crescimento da produção de outras culturas, como o eucalipto, por exemplo”, enfatiza Gabriela.

O balanço ainda mostra uma significativa evolução de vendas do produto para Minas Gerais, que passou de 3% para 5% no montante total de comercialização anual de machos da raça.

O Megaleilão Montana, realizado no dia 12 de setembro, comercializou todo o plantel ofertado de touros com CEIP (Certificado especial de Identificação e Produção), selo emitido pelo Ministério da Agricultura somente para os 30% melhores reprodutores da safra. “A pecuária brasileira necessita de bons reprodutores para atender à demanda deficitária de touros melhoradores no mercado interno, prova disso é o sucesso nas vendas do Megaleilão Montana”, afirma Gabriela.

Os touros Montana se destacam por serem totalmente adaptados à pecuária tropical, com grandes índices de produtividade a campo e famosos pela facilidade de ganho de peso. Para mais informações sobre o Programa Composto Tropical Montana, acesse o site pelo endereço www.compostomontana.com.br.

Fonte: TEXTO COMUNICAÇÃO CORPORATIVA

◄ Leia outras notícias