Publicado em: 03/04/2012 às 15:40hs
Realizada pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) em parceria com a Embrapa Pecuária Sul, a prova, que engloba a 6ª PAC Hereford e 17ª Braford, tem como objetivo disseminar no Brasil a utilização de genética proveniente de touros avaliados, nas condições reais dos criatórios, e comprovadamente melhoradores, contribuindo assim para o aumento da produtividade da pecuária brasileira, bem como na qualidade da carne produzida através da utilização da genética HB nacionais. Além disso, outro grande objetivo é facilitar o acesso a essa genética aos pequenos criadores através de programas como a Difusão Genética para Pecuaristas Familiares, através da doação de sêmen dos campeões da PAC para proporcionar a melhoria da qualidade de seus rebanhos, aumentando a produção de carne por hectare, aumentando assim a rentabilidade da atividade.
Os critérios de avaliação utilizados na PAC, bem como a metodologia aplicada durante a prova, possuem a credibilidade afirmada através das entidades de pesquisa e universidades que participam durante todo o processo de avaliação individual da capacidade de ganho de peso dos tourinhos, bem como outras características que afetam a eficiência destes futuros reprodutores nos quesitos econômicos para a cadeia produtiva da carne, e que tragam consigo uma melhor relação de custo x benefício para os criadores dentro dos vários sistemas produtivos brasileiros.
Participaram destas edições da PAC 19 tourinhos da raça Hereford e 23 da Braford, totalizando 42 animais HB, todos selecionados entre os 40% melhores das raças, avaliados por programas de melhoramento genético a desmama, de 23 estabelecimentos rurais: Estância Guatambu, Estância do Silêncio, Agropecuária Santa Ana, Estância São Felipe, Alvorada, Fazenda Santa Tereza, Agropecuária Sereno, Estância Luz de São João, Estância do Sossego, Estância Rio Negro, Rincão do Américo, Cabanha Itaverá, Estância São Manoel, Cabanhas Nova Aurora e Anjo da Guarda, Agropecuária Odair Gonzáles, Fazenda Mãe Rainha, Pitangueira, Agropecuária São Pedro, Estância Tamanca, Estância do Bolso, Cabanha São Fernando, Estância O Trevo e Agropecuária São Jorge.
Durante o decorrer da prova os animais permaneceram a campo, em condições de manejo parecidas com a maioria das propriedades do país, passando pelo verão rigoroso do RS, com estiagem e altas temperaturas durante vários meses, bem como, a meses de temperatura negativa e variações de mais de 20°C em 24 horas. Nessas condições os “cara-branca” seguem mostrando, por avaliação e estudo, o que o criador que usas as raças no campo já comprovou: um excepcional ganho de peso, chegando ao final da prova com Ganho Médio Diário (GMD) total de 1,12kg no Hereford e 1,08kg no Braford.
Apesar do grande peso do GMD, 40% de índice final, para eleger os vencedores da PAC, outras características de relevância e importância econômica são avaliadas pelos técnicos para totalizar o índice de 100% da prova: 10% para peso final corrigido para os 550 dias; 10% para área de olho de lombo medida por ultrassom (AOL); 10% para espessura de gordura subcutânea (EGS), também medida por ultrassom; 5% para medida de perímetro escrotal, 10% para avaliação de 3 inspetores técnicos da ABHB para a característica “Conformação” (aprumos, musculosidade e conformação carniceira); 10% para avaliação fenotípica de “Padrão Racial” (pureza racial, pigmentação ocular, implantação do globo ocular, pelechamento) e 5% Sexualidade” (características sexuais secundárias).
Muito importante para os criadores participantes, a PAC também conta para o Ranking Nacional de Criadores. E conta muito! Além da premiação em forma de troféus aos três campeões de cada raça no jantar do Ranking Nacional, os cinco animais melhores colocados de cada raça recebem respectivamente 50, 40, 30, 20, e 10 pontos. Para comparar, um Grande Campeonato de Argola (premiação máxima) em exposição categoria “especial” (Expointer e Nacional, apenas) vale 60 pontos. Em exposições do interior, categoria “A”, o Grande Campeonato Argola vale 10 pontos.
O grande valor da pontuação da PAC nada mais é do que um reflexo do quanto a ABHB acredita nessa metodologia para não só disseminar a genética HB brasileiras, mas melhorar o rebanho em todo o território nacional.
“A ABHB é pioneira e referência no desenvolvimento de provas de desempenho de reprodutores a campo. Nesta prova avaliamos e quantizamos na prática as melhorias alcançadas pelo melhoramento genético das raças e é a melhor referência para as centrais de inseminação que desejam investir em touros jovens, chancelados pela ABHB e pela Embrapa.”, afirma Fernando Lopa, presidente da ABHB.
Para o chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul, Dr. Alexandre Costa Varella, A PAC é extremamente importante. "Além de aproximar a Embrapa da ABHB e seus associados, as Provas de Avaliação de Reprodutores a Campo das raças Hereford e Braford, ajuda na melhoria dos indicadores e na prospecção de dados atualizados sobre o melhoramento genético. Além disso, possibilita que a Embrapa Pecuária Sul atue juntamente aos produtores de gado de corte, nossos clientes prioritários”. Conta.
Dia de Campo PAC’s HB
No próximo dia 24 de abril acontece o dia de campo na sede da Embrapa Pecuária Sul (Bagé/RS). Durante a programação estão marcadas uma mostra de touros campeões das PAC’s HB e uma explanação de toda a prova pelo técnico da ABHB Joal Brazzale. Mais informações pelo telefone (53) 3242-5462 ou email secretaria.hereford@braford.com.br.
A ABHB agradece a todos os participantes e aos apoiadores PUC-RS, Forrageiras Santa Maria, Progen, Rações Vita Cotrijui, Associação Nacional de Criadores “Herd-Book Collares” e Azevedo Bento, patrocinador oficial da associação.
Fonte: Assessoria de Imprensa ABHB
◄ Leia outras notícias