Outros

Profilaxia animal: palestra aborda manejo sanitário de animais em confinamento

Durante os dias 8 e 9 de junho de 2012 a capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, irá receber o primeiro Simpósio Sul-mato-grossense de Confinamento de Gado de Corte ? Confinar 2012


Publicado em: 28/03/2012 às 08:40hs

Profilaxia animal: palestra aborda manejo sanitário de animais em confinamento

Entre outros, o evento irá abordar infra-estrutura, manejo alimentar, planejamento, gestão e sanidade animal em confinamento de bovinos. Este último tema será o foco da palestra “A saúde animal e sua importância no desempenho de animais confinados”, a ser proferida pelo médico veterinário Lupercio de Antônio Junior, gerente de clientes especiais da Unidade de Negócios Bovinos da Pfizer Saúde Animal.

A palestra irá especificar as doenças mais rotineiras que ocorrem em confinamento e mostrar, principalmente, o caminho preventivo. “A ideia da sanidade em confinamento é sempre focar na profilaxia, ou seja, na prevenção das doenças”, afirma Lupercio. Segundo o médico veterinário, o sistema de produção em confinamento não dá margens para que se faça tratamento de patologias, pois o animal doente pode perder vários dias de cocho e, no pior dos casos, morrer. Além disso, o tratamento profilático, feito através de vacinas, é usualmente mais barato que o medicamento.

A palestra terá como conteúdo a prevenção a clostridioses (inclusive botulismo, que será abordado de forma mais específica), verminoses e  ectoparasitoses. Além disso, Lupercio falará sobre doenças do casco, cujos tratamentos não podem ser preventivos, e mais uma preocupação especial, que são as doenças respiratórias, tais quais a IBR, BRSV, PI3 e a BVD. “O pecuarista começou a prestar mais atenção nas doenças respiratórias, que antes não eram prioridade pois apresentam sintomas subclínicos (não são perceptíveis somente observando o estado físico dos animais)”, alerta Lupercio.  Segundo o médico veterinário, é justamente por não serem facilmente detectadas que essas doenças podem trazer mais prejuízos aos confinadores de gado. “As doenças baixam o desempenho do animal e ele pode perder peso ou diminuir sua taxa de conversão alimentar”, explica Lupercio de Antônio Jr.

Evolução da sanidade animal em confinamento no Brasil

Treinamento de funcionários auxilia na identificação de doenças e causas de mortes em confinamento. Segundo médico veterinário, a evolução deste setor será balizada pelo planejamento do calendário de sanidade animal, sua execução e acompanhamento. Para isso, um dos intuitos da empresa é realizar o treinamento de funcionários de confinamento para que façam a ronda (observação dos animais confinados) de modo efetivo para identificar possíveis doenças ou causas de óbitos em animais. “Não adianta identificar a morte de alguns animais e e não levantar hipóteses das causas”, exemplifica o veterinário.

Serviço

A palestra “A saúde animal e sua importância no desempenho de animais confinados” faz parte da grade de programação do primeiro Simpósio Sul-mato-grossense de Confinamento de Gado de Corte, o Confinar 2012.

O evento ocorrerá dias 8 e 9 de junho no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande-MS. As inscrições, programação prévia, hospedagem e cadastro para imprensa estão disponíveis no site do evento: www.confinar.net.

• Essas doenças respiratórias são causadas por vírus. Vejam o significados das siglas:

- BRSV: Vírus Sincicial Respiratório Bovino
- BVD: Diarreia Viral Bovina
- IBR: Rinotraqueíte Infecciosa Bovina
- PI3: Parainfluenza 3

Fonte: Rede Rural

◄ Leia outras notícias