Outros

Produtores de Videira recebem capacitação do Programa Mais Leite

Encerramento do curso ocorre nesta sexta-feira, no Clube do Leitão


Publicado em: 27/07/2012 às 08:15hs

Produtores de Videira recebem capacitação do Programa Mais Leite

Com objetivo de capacitar produtores rurais de manejo intensivo de produção de leite a pasto, aumentar a produção, ampliar a renda e melhorar a vida das famílias que moram no campo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão filiado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promove o Programa Mais Leite no município de Videira.

O módulo de encerramento acontece nesta sexta-feira (27), das 9 às 17 horas, no Clube do Leitão. Estará presente no evento o vice-presidente da Faesc e coordenador do programa, Nelton Rogério de Souza. A capacitação conta com apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de Videira e envolve 23 produtores do município.

A iniciativa é desenvolvida durante doze módulos. Entre os assuntos abordados estão: diagnóstico, planejamento e gerenciamento da propriedade; implantação e manejo intensivo de pastagens perenes e de verão; manejo da ordenha e qualidade do leite; cerca elétrica, alimentação e reserva estratégica de alimentos; manejo de bezerras e novilhas; manejo de vacas e melhoramento genético; implantação e manejo de pastagens de inverno; irrigação de pastagem; manejo de vaca e melhoramento genético e sanidade.

De acordo com Nelton Rogério de Souza, ao todo os produtores têm 184 horas de aulas teóricas e práticas para compreender de que forma ampliar a produção de leite na propriedade. “As atividades capacitam desde manejo intensivo de produção de leite até o cultivo do pasto, com exemplos teóricos e demonstrativos, acompanhados por técnicos qualificados do Senar/SC”, afirma.

As turmas do programa beneficiam de 20 a 25 participantes, sendo no máximo dois por propriedade. Para participar é preciso ser produtor ou trabalhador rural, ter 18 anos completos e ter a atividade leiteira como principal atividade econômica. Além disso, ter vontade de mudar e de melhorar a propriedade, estar comprometido em participar e cumprir todas as tarefas do programa e disponibilidade em realizar todos os registros técnicos e financeiros do programa.

Mais informações estão disponíveis no site do Senar/SC (www.senar.com.br), pelo telefone (48) 3333-0322 ou no Sindicato rural de cada município.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias