Outros

Produtores de milho de Mato Grosso socorrem criadores de animais na Bahia

Serão enviadas quase 160 toneladas de milho para atender pequenos produtores do Nordeste


Publicado em: 09/11/2012 às 11:20hs

Produtores de milho de Mato Grosso socorrem criadores de animais na Bahia

Os criadores do Nordeste do país, que estão sofrendo com a falta do milho para alimentar o rebanho de ovinos e caprinos, serão socorridos por produtores de Mato Grosso que sensibilizaram com a situação crítica da região provocada pela seca. A ajuda é a entrega gratuita do milho para os pequenos criadores do município de Senhor do Bomfim, na Bahia. Inicialmente serão enviadas 160 toneladas do grão, mas a estimativa é que possa chegar a 200 toneladas, de acordo com o agricultor de Sorriso (MT), Sérgio Adão Esteves.

Segundo ele, os caminhões carregados com o produto sairão de Mato Grosso nesta quinta-feira (8). Conforme ele, os produtores mato-grossenses ficaram se mobilizaram para tentar amenizar as consequências da pior seca das últimas décadas no Nordeste brasileiro. Para o produtor Argino Bedin, o trabalho em conjunto poderá ter continuidade. "Talvez enviaremos uma nova remessa do milho de Mato Grosso para a Bahia".

O produto ainda não chegou ao Nordeste, mas os produtores já comemoram a iniciativa. "Se todos os produtores tivessem essa mesma atitude muito sofrimento seria evitado", afirma o vice-presidente da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos na Micro-regiao de Senhor do Bonfim, Eduardo Teixeira, que irá receber o milho. Ele explica que a distribuição do produto será feita aos pequenos produtores da região. "No entanto, ainda não sabemos como vai ser esse processo, até porque a ajuda nos pegou de surpresa".

Seca - O governo deve anunciar na sexta-feira (9) medidas de prevenção à seca durante reunião da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em Salvador. O objetivo é a obtenção de recursos hídricos, com construção de barragens, estações de abastecimento e redes de distribuição.

A seca no Nordeste está entre os principais problemas previstos pelo governo, de acordo com o Ministério da Integração. Os recursos para os estados afetados somam R$ 15,6 bilhões. Até agora, segundo a pasta, foram investidos R$ 3 bilhões. Mais recursos serão liberados para as obras a serem anunciadas amanhã, em todos os estados.

Fonte: Agrodebate

◄ Leia outras notícias