Outros

Piauí precisa vacinar 90% do rebanho para estar livre da aftosa

Os criadores de gado do Piauí só têm até o próximo domingo (15), para certificar a vacinação contra a febre aftosa


Publicado em: 13/07/2012 às 08:40hs

Piauí precisa vacinar 90% do rebanho para estar livre da aftosa

Com os dados certificados em mãos, a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) deve enviar até o fim do mês de julho um relatório detalhado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) referente à primeira etapa da campanha de imunização no Estado em 2012. O Estado precisa vacinar 90% do seu rebanho para conseguir status de livre da aftosa.
 
"Com os dados da certificação, vamos elaborar um relatório detalhado, que será enviado ao Ministério da Agricultura até o dia 30 de julho", conta o diretor-geral da Adapip, José Antônio Filho.
 
A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2012 foi lançada no início de junho e se estendeu até o fim do mês passado. Na última campanha de imunização do gado piauiense, a Adapi chegou ao índice de 94,23% de cobertura vacinal. Atualmente, o Piauí possui cerca de 1,730 milhão de cabeças de gado e de 670 búfalos. O Piauí passou a realizar vacinações sistemáticas contra febre aftosa em 2004, e, a partir da criação da Adapi, em 2005, essas campanhas passaram a ser massivas.

Fonte: Governo do Piauí

◄ Leia outras notícias