Outros

Para pecuaristas, compra e venda de frigoríficos deve ser controlada

Concentração de empresas prejudica o setor, reduzindo preço do produto


Publicado em: 11/07/2012 às 16:30hs

Para pecuaristas, compra e venda de frigoríficos deve ser controlada

A concentração dos frigoríficos poderá causar a falência da pecuária brasileira. Para reduzir os impactos negativos atribuídos as inúmeras fusões de empresas do mesmo segmento, os produtores querem um levantamento que mostre onde está concentrado o problema. Assim como o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) determinou que o JBS não compre ou se desative unidades nos estados de Mato Grosso, Rondônia e Acre, os pecuaristas querem que a medida seja mais abrangente.

O assunto continuará sendo debatido na Câmara Federal. O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Homero Pereira (PSD-MT) garantiu que a reivindicação da classe não será esquecida. Segundo ele, além do JBS outras empresas deveriam ser fiscalizadas. "Há cidades em Mato Grosso onde os produtores não têm opção para vender o gado e acabam sendo prejudicados com a redução no preço da arroba do boi".

Para o presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), Chico Maia, a mobilização do setor em representar contra a concentração dos frigoríficos pode salvar a pecuária da decadência. Ele conta que a liberação de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) exclusivamente para as grande empresas está causando prejuízos para os pequenos empresários. "Isso diminuiu com a concorrência e fez reduzir os preços".

Fonte: Agrodebate

◄ Leia outras notícias