Publicado em: 27/09/2013 às 17:20hs
A empresa tem buscado nos melhores criatórios brasileiros e de todo o mundo os melhores raçadores para oferecer aos pecuaristas genética que comprovadamente melhore o desempenho na produção de carne e leite.
São nada menos que 401 touros de 37 raças zebuínas e europeias de carne e leite, com estoque para garantir o fornecimento de genética diferenciada aos pecuaristas nos próximos três anos.
A renovação desta bateria genética é constante, sempre com a entrada de novos reprodutores, escolhidos pela equipe técnica da empresa. Para a estação de monta da pecuária de corte que se inicia nesta primavera, o médico veterinário Marcelo Vezozzo destaca vários touros que deverão ser destaque de produção de bezerros precoces e pesados.
O touro Realejo da Bonsucesso, por exemplo, é um grande destaque da raça nelore e que foi incorporado recentemente na bateria da Araucária. Realejo vem da conceituada seleção do Nelore Zan e é filho do reprodutor Rambo e da matriz Irerê da Bonsucesso que vai aos genearcas da raça Polonês e Golias. É TOP 0.5% na ANCP com MGT 15.68; para D3P (Probabilidade de parto precoce); e em DEP materna para peso aos 210 dias; e TOP 2% para idade ao primeiro parto. Excepcional opção para refrescamento de sangue na raça com um reprodutor que imprime conformação de precocidade, funcionalidade, equilíbrio, fertilidade, precocidade de acabamento, peso e muita conformação racial.
Na bateria de touros europeus para cruzamento industrial e carne de qualidade, dois novos touros angus destacam-se: Total (Lightning Total ET) e Magnum (Netherton Magnum L630). "Touros escolhidos a dedo pela equipe da Araucária", diz Vezozzo. Total proporciona partos extremamente fáceis, sua progênie possui extraordinário temperamento, excelente para a produção de fêmeas F1, além de imprimir muito peso, ganho diário e muito leite e precocidade nas filhas e acabamento de carcaça na produção de carne. É TOP 10% para peso aos 210 dias. Magnun tem genética diferenciada, sendo opção para refrescamento de sangue. Impressiona pela musculatura, harmonia e elegância e imprime muito comprimento e carcaça de qualidade, produzindo, no cruzamento, filhos com qualidade para os mercados mais exigentes. TOP 25% para peso aos 200 e 400 quilos e TOP 30% para peso aos 600 quilos.
Entre os touros red angus, Paul (Paul Red ZDB) e Solution são os destaques entre os novos reprodutores que chegaram à bateria da Araucária. Paul tem linhagem paterna na seleção americana e materna na canadense, com Frame 6,4 e muita facilidade de parto. Com ganho médio diário de peso de 1.958 gramas, em período de teste, é um pacote completo para ser usado em qualquer rebanho que queira agregar crescimento, precocidade e musculatura. Solution possui ótimo temperamento, muito dócil e de lida fácil. Reprodutor para quem busca produção de gado pesado, precoce e funcional. Pesou 565 quilos aos 365 dias, com ganho diário de 1.919 gramas, durante o período de teste. Tem índice de 123 para peso aos 365 dias em sua progênie.
Outro grande destaque na bateria de touros europeus é o simental Exodus, importado da Alemanha, onde é grande destaque genético. Touro de dupla aptidão, equilibrado, produtivo e eficiente. Provado como melhorador e homozigoto para mocho. Características adequadas para a produção de leite e carne. Sangue novo, ideal para produção nas condições tropicais. Top de performance com extraordinário desenvolvimento muscular e Frame moderado. Excelente pigmentação, sendo mais de 80% de coloração vermelha. Seus filhos vêm se destacando na Austrália, Canadá, África do Sul e Alemanha. Sua mãe, Rode, possui intervalo entre partos de 366 dias em 7 parições, produziu bezerros gêmeos por 2 vezes.
Na bateria leiteira a grande novidade genética para os produtores brasileiros é o touro Shopping (Vendairy Shopping ET), da raça holandesa. Filho de Snowman (MB-85) x Baxter (EX-91) x Goldwyn (B+84), genealogia fantástica, considerada uma das melhores do mundo. Suas filhas são muito corretas em patas, muito perfeitas em estrutura e com úberes extremamente corrigidos e de ótima textura. São animais de muito estilo, sendo grande opção para concursos e pistas. E se não bastasse todas estas qualidades, Shopping ainda transfere um rio de leite com altos teores de gordura e principalmente proteína, muita longevidade, saúde e fertilidade. É o touro completo para produzir vacas perfeitas, com muita longevidade e rentabilidade, excelentes em tipo, muita estrutura e sistema mamário para aguentar altas produções.
E, completando as novidades, chegou o touro da raça asiática wagyu, Kobe (Hondarribia Kobe ET), oriundo da consistente seleção desta raça na Austrália. Ótima opção para os que querem produzir carne diferenciada, com alto índice de maciez e gordura entremeada. Apesar de ser uma raça mais tardia, Kobe combina alta qualidade de carne com potencial de crescimento. Com peso adulto de 872 quilos, tem um ganho de peso diário de 1.137 gramas. Tem facilidade de parto e suas filhas são precoces sexualmente.
Garimpando genética
Marcelo Vezozzo, diretor da Araucária, faz questão de frisar que sua empresa é uma "garimpeira" de genética. “Procuramos o que há de melhor em genética no Brasil e nos principais países que selecionam bovinos de qualidade. Praticamente, todos os touros que colocamos à disposição dos criadores, nós os conhecemos pessoalmente, como também a qualidade de suas progênies. Temos que oferecer garantia de resultados aos nossos parceiros", garante.
Atualmente fazem parte da bateria genética da Araucária 401 touros de 37 raças zebuínas e europeias para produção de leite e carne. São sete raças com 158 touros no catálogo, brahman (com 87 touros), red brahmam (15), gir (1), guzerá (2), nelore (39), nelore mocho (10) e tabapuã (4). São 18 raças europeias de corte com 142 touros, aberdeen angus (20), red angus (4), belgian blue (4), blond d'aquitaine (4), braford (1), braunvieh (6), british white (1), charolês (19), devon (3), limousin (55), longhorn (2), piemontês (1), pirenaico (3), polled hereford (3), rede brangus (1), red poll (1), shorthorh (2) e simental (12).
Na bateria especializada para melhoramento na produção de leite são nove raças com 95 touros selecionados. A raça holandesa é o destaque com 50 touros da variedade preto e branco e três vermelho e branco. É uma bateria completa com gir leiteiro (6), girolando (2), (3), illawarra (4), jersey (9), normando (1), pardo suíço (3) e sueca vermelha (17).
Ao longo dos anos, a Araucária tem trazido para o Brasil algumas raças novas para os pecuaristas, como é o caso da Illawarra, sueca vermelha, british white, pirinaico, entre outras. E ainda faz parte da bateria as raças Wagyu nas variedades preto e vermelho e o sintético Santa Gertrudis.
Ele diz que a Araucária não vende somente sêmen. "Oferecemos um projeto para a melhoria da rentabilidade da pecuária. No Mato Grosso, por exemplo, nossos clientes aumentaram em 10% o peso médio dos animais desmamados, nos últimos sete anos. Produziram mais carne e melhoraram a atividade como um todo, desde a fertilidade das matrizes, passando pelo manejo, alimentação e a terminação dos animais. Todos nossos clientes aumentaram a rentabilidade da atividade. Vemos uma boa perspectiva de mercado interno e externo para quem produz carne com qualidade", conclui.
Sobre a Araucária
A Araucária Genética Bovina atua no mercado nacional e internacional há 22 anos. Atua em todo o Brasil, com 37 representantes em 16 Estados. A empresa é pioneira em buscar o melhor da genética mundial, trabalhando com importação e exportação de genética de raças bovinas de corte e leite. Além do material genético, a Araucária disponibiliza as mais modernas tecnologias de produção para a bovinocultura, proporcionando eficiência e rentabilidade aos pecuaristas.
Maiores informações:
Araucária Genética Bovina
(43) 3315-3500
www.argen.com.br
araucaria@argen.com.br
Fonte: Pé Vermelho Comunicação
◄ Leia outras notícias