Publicado em: 27/09/2013 às 19:00hs
Essas e outras ideias foram debatidas durante o 24º Leilão de Touros da Agropecuária Jacarezinho, em Araçatuba, interior de São Paulo, evento que reuniu grandes nomes da pecuária nacional e internacional, pesquisadores, e técnicos de diversas áreas da produção no Brasil.
A pecuária da Austrália possui aproximadamente 30 milhões de cabeças de gado, volume maior que sua população, de cerca de 23 milhões de habitantes. Por conta disso, a maior parte da produção de carne do país é exportada para países como Japão, Estados Unidos e Indonésia, e apenas 30% da carne produzida abastece o mercado interno.
Com mais de 15 anos de trabalho investindo em pesquisas pra decifrar os genomas do rebanho bovino australiano, o país que é exemplo em pecuária tecnificada, trabalha com marcadores moleculares para marmoreio e maciez, podendo atender a demanda por carne Premium, que é o principal foco do mercado Australiano. “Não queremos disputar espaço da pecuária com os gigantes como o Brasil, no mercado de commodities. O nosso foco é o mercado Premium, que está nos EUA, países Asiáticos e Europa, nossa busca por mais espaço nesse cenário vem sendo a nossa meta”, afirmou Nicol.
O especialista ainda ressaltou a importância de sempre reforçar o plantel da fazenda com a genética de touros melhoradores, “uma boa genética é que determina o futuro do rebanho, 87% da genética de uma prenhez vêm das últimas três gerações de touros, por isso nunca deixem para depois a aquisição de um touro com qualidades comprovadas”.
Os estudiosos garantem que a genômica na pecuária possui inúmeras vantagens para o produtor, como aumentar a precisão das DEPs (Diferença Esperada na Progênie), redução dos custos, eliminação dos chifres, antecipação da puberdade, entre vários outros atributos.
Com uma palestra que mesclou qualidade genética, com qualidade de carne, Don Nicol deixou claro para todos os presentes que tudo na pecuária começa com a seleção do reprodutor que o produtor escolhe para produzir o seu rebanho. “Onde você compra seu touro faz toda a diferença se você quer garantir um alto desempenho do seu rebanho”, concluiu.
Fonte: STA Press
◄ Leia outras notícias