Outros

Lideranças apostam em "PAC" regional para fortalecer pecuária

Secretário da Agricultura do Espírito Santo vê arranjo produtivo proposto como estratégia para superação de gargalos. Movimento na tripla fronteira ganha reforço na pecuária de corte e leite


Publicado em: 22/02/2012 às 13:40hs

Lideranças apostam em "PAC" regional para fortalecer pecuária

A 2ª edição do Simpósio Integração Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia de Pecuária Bovina (SIPB) já é marco na política regional da tripla fronteira. O evento, que será realizado no Lions Clube em Nova Venécia (ES), entre os dias 2 e 3 de março, espera receber mais de 1.200 pessoas, entre representantes da cadeia produtiva da carne e do leite.
 
Criado para ser itinerante – o próximo encontro em 2013 acontecerá na Bahia – o SIPB é considerado o embrião de uma espécie de “PAC” regionalpara fortalecer o setor.Para o empresário Victor Miranda, presidente da Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN), “essa é uma boa oportunidade para se criar um pacto de produção, com apoio do setor público por meio de investimentos, uma espécie de “PAC” regional que fortaleça o setor produtivo, incentive o uso de novas tecnologias, facilite a incorporação de genética superior ao rebanho da tripla fronteira”. Independente de representar uma raça de corte, a ACCN participa da realizaçãode eventos como este “para contribuir na integraçã o, produtividade e rentabilidade do pecuarista e para um fortalecimento das associações das raças bovinas dentro do setor pecuário desta macro região”, aponta.
 
Governo capixaba
 
“A pecuária bovina, tanto de leite quanto de corte, nas regiões Leste e Nordeste de Minas Gerais, Norte do Espírito Santo e Extremo Sul da Bahia, é expressiva na geração de emprego e renda e têm características e desafios comuns. A realização do Simpósio, integrando as lideranças políticas e técnicas desse arranjo produtivo regional, é uma estratégia para a superação dos gargalos e vai representar um avanço no aproveitamento das oportunidades do mercado de leite e carne bovina”, destaca o Secretário da Agricultura do Espírito Santo, EnioBergoli.
 
“Só se sustentará no mercado quem elevar o nível de produtividade, reduzir os custos de produção e ofertar produtos com a qualidade requerida pelo mercado, cada vez mais exigente. No momento, ainda temos adicionais de preços para produtos de melhor qualidade, mas, num futuro não muito distante, isso pode significar a permanência dos pecuaristas na atividade”, afirma Bergoli.
 
A região apresenta condições semelhantes em rebanho bovino, sistemas de comercialização, preços de produtos lácteos e carne bovina. Nove frigoríficos e 11 laticínios atendem a área que reúne cerca de sete milhões de cabeças de gado. A infraestrutura logística para escoamento dos produtos agropecuários também é comum aos municípios da localidade. Para o prefeito de Nova Venécia, Wilson Luiz Venturim, o simpósio será mais um grande estímulo para o fortalecimento da pecuária capixaba pela sua característica mobilizadora, além de seu aspecto prático e científico.
 
Sobre o 2º SIPB - O município de Nova Venécia, no Espírito Santo vai receber nos dias 2 e 3 de março, no Lions Clube, o II Simpósio Integração Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia de Pecuária Bovina. O evento que tem como objetivo levar informações relevantes sobre pecuária de corte e leite para produtores, pecuaristas e profissionais do agronegócio dos três estados é uma realização da Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN), Veneza – Cooperativa Agropecuária do Norte do Espírito Santo e Sindicato Rural de Nova Venécia (Patronal) e Prefeitura Municipal de Nova Venécia e tem o apoio do Governo Federal, MAPA, IDAF, IMA, INCAPER, ADAB, FAES, SENAR, Secretaria da Agricultura do Espírito Santo e ABCZ. O simpósio tem ainda o patrocínio do BANESTES, Banco do Brasil, SICOOB, Casa do Produtor, Frisa, MCL Mineração Columbia, Cooabriel, Luvep, Safra Leilões, Fazendas Ecológicas ECO, Fazendas Heringer, Matsuda Sementes e Nutrição Animal e Frimont.

Fonte: ContatoCom

◄ Leia outras notícias