Outros

Lentidão ainda atinge sistema para emissão online de GTA em MT

Instabilidade ocorre devido à transição do sistema desktop (local) para web, segundo Cepromat


Publicado em: 09/01/2013 às 15:50hs

Lentidão ainda atinge sistema para emissão online de GTA em MT

O novo sistema utilizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) para emissão online da Guia de Trânsito Animal (GTA) ainda enfrenta lentidão. A consequência do problema é a demora para se obter o documento. Desde a última semana os técnicos do instituto fazem o cadastramento dos pecuaristas nesta nova 'plataforma'.

O procedimento é uma etapa obrigatória para que o estado consiga constituir uma rede eletrônica com detalhes da pecuária. De acordo com a responsável pela Coordenadoria de Controle de Doença dos Animais (CCDA) do Indea, Daniella Soares de Almeida Bueno, nos últimos dias a velocidade de operação melhorou, mas ainda é registrada lentidão.

"Estamos ajustando o sistema e ele tem melhorado dia após dia", contextualizou ao Agrodebate. Parte da demora também é associada ao volume de informações maior das fichas dos criadores. Isto porque para ter acesso à nova ferramenta o criador deve procurar as unidades do Indea para se cadastrar. Ao realizar esta etapa, terá acesso a uma espécie de escritório virtual com informações das atividades de sua propriedade nas áreas de responsabilidade do Indea.

O Centro de Processamento de Dados de Mato Grosso (Cepromat), responsável também pelo sistema, confirmou que a instabilidade ocorre devido à transição do sistema desktop (local) para web, levando em conta que o mesmo entrou em operação no último dia 26 de dezembro de 2012.

Segundo o Centro, ao mesmo tempo em que é realizado o trabalho de emissão das Guias de Transporte Animal (GTA) é feita a migração de dados do sistema anterior para o novo, fato que tem gerado transtornos.

Quando estiver emitindo 100% das GTAs eletronicamente o estado deve economizar R$ 2 milhões, segundo estimativa do Instituto de Defesa Agropecuária.

A PGA

A emissão online das Guias de Trânsito ocorre quando estado também integrar à Plataforma de Gestão da Agropecuária (PGA), um banco de dados nacional e informatizado no qual estarão presentes todas as informações relacionadas ao segmento, desde estabelecimentos rurais, os produtos, movimentações, rastreabilidade, bem como outras.

Como destaca Daniella Soares, Mato Grosso já passou para o grupo de estados que integram a PGA e somente finaliza a atualização do banco cadastral dos pecuaristas.

No Brasil, a PGA foi desenvolvida por meio de uma parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), a um custo de R$ 12 milhões.

Fonte: Agrodebate

◄ Leia outras notícias