Publicado em: 05/08/2013 às 08:50hs
O município é o primeiro a participar do programa em Mato Grosso, que é realizado no Estado através de parceria entre o Sindicato Rural de São José dos Quatro Marcos, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso (Aproleite), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional) e Laticínio Vencedor.
Cada turma será formada por até 15 propriedades, sendo representadas por até 2 participantes. As atividades têm duração de 15 dias, sendo 16 horas de aulas teóricas. Desde a primeira aula serão realizadas consultorias personalizadas em cada uma das propriedades participantes.
O lançamento do programa ocorreu no município da região oeste do Estado no dia 22 de julho de 2013, na sala de treinamentos do laticínio.
O Leite Legal tem o objetivo de capacitar produtores rurais dentro dos novos parâmetros para Contagem de Células Somáticas (CCS) e Contagem Bacteriana Total (CBT), estabelecidos pela Instrução Normativa nº 62/2011. A IN 62 define novos padrões de qualidade para o leite.
O laticínio Vencedor tem mais de 1,7 mil produtores fornecedores de leite na região de São José dos Quatro Marcos.
Metas
Em um período de dois anos, o Senar Central pretende capacitar 81 mil propriedades em todo o país por meio de treinamento teórico com carga horária de 16 horas/aula e visitas técnicas, formando em todo Brasil 5,4 mil turmas.
No município de São José dos Quatro Marcos, a meta é atender mais de mil produtores em parceria com o Laticínio Vencedor, até o final de 2014. Devem ser atendidos cerca de 1,5 mil propriedades em todo o Estado até 2014. No entanto, já houve solicitações de outros laticínios, o que pode aumentar o número de atendimentos.
O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).
Fonte: Assessoria de Comunicação do SENAR-MT
◄ Leia outras notícias