Outros

Integração Lavoura-Pecuária será abordada em Dia de Campo

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da gricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza nessa sexta-feira, 16 de março, o Dia de Campo Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) no Norte do Paraná


Publicado em: 16/03/2012 às 09:50hs

Integração Lavoura-Pecuária será abordada em Dia de Campo

O evento será realizado na Fazenda Maravilha, localizada no distrito de Maravilha, distante cerca de 25 quilômetros do centro de Londrina. São esperados aproximadamente de 80 participantes, entre produtores, técnicos da assistência técnica pública e privada.

Durante o evento serão apresentados os temas Plano de Agricultura de baixa emissão de carbono (ABC); Sistema ILPF no Norte do Paraná; Componente arbóreo no sistema ILPF e Implantação do sistema ILPF na Fazenda Maravilha. “A ILPF  é um sistema de produção que pode proporcionar várias vantagens econômicas e ambientais, sobretudo otimização de uso da terra, redução da emissão de gases causadores de efeito estufa e aumento da diversidade de atividades nas propriedades. A condução adequada desse sistema requer bastante conhecimento, já que envolve o cultivo de florestas, espécies anuais, pastagens e produção animal”, explica Alvadi Balbinot, da equipe de transferência de tecnologia.

A Fazenda Maravilha é uma área doada à Embrapa nos anos de 1980 pela família de Basílio Araújo com o propósito de abrigar pesquisas científicas. Além de pesquisas na área florestal, a Embrapa está transformando a propriedade em uma Unidade de Referência em ILPF. “O objetivo é avaliar, ao longo do tempo, os efeitos econômicos e ambientais de diferentes usos da terra, como por exemplo: o uso da propriedade somente com floresta plantada; floresta com lavoura, floresta com pecuária, somente lavoura e somente pecuária”, explica Balbinot.

Fonte: Embrapa Soja

◄ Leia outras notícias