Outros

Incorporação e transferência de tecnologia para garantir a sustentabilidade da atividade são destaques no II Encontro Regional de Sistemas Produtivos

O II Encontro Regional de Sistemas Produtivos, no CAT Sorriso - Centro de Evento de Sorriso (MT), em 23 e 24 de abril


Publicado em: 09/04/2012 às 07:50hs

Incorporação e transferência de tecnologia para garantir a sustentabilidade da atividade são destaques no II Encontro Regional de Sistemas Produtivos

O II Encontro Regional de Sistemas Produtivos, no CAT Sorriso - Centro de Evento de Sorriso (MT), em 23 e 24 de abril, terá a Embrapa Agrossilvipastoril debatendo os temas “Integração Lavoura, Pecuária e Floresta”, como o pesquisador Flávio de Jesus Wruck, e “Eficiências dos Sistemas de Produção em Pecuária de Corte (Pastagem X Melhoramento Animal)” com o pesquisador Bruno Carneiro e Pedreira.

“Fazer um bom diagnóstico seguido de um projeto adequado é o caminho recomendado para incorporar as ações necessárias, como ajuste de estrutura, disponibilidade de recursos e viabilidade técnica; para, num segundo passo, realizar a transferência de tecnologia na propriedade”, destaca o engenheiro agrônomo Lineu Domit, um dos coordenadores do evento e responsável pela área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agrossilvipastoril de Sinop (MT).

Domit explica que os temas escolhidos para o II Encontro envolvem questões fundamentais para a obtenção da sustentabilidade na atividade, com destaque para a avaliação da rentabilidade do sistema adotado, nos anos consecutivos. “É como se fosse uma poupança que vai gerar uma renda extra em médio prazo, por exemplo. No caso da integração lavoura-pecuária-floresta, o produtor começará a ter os primeiros resultados após cinco anos”, diz o coordenador.

Pasto degradado - Para o palestrante Bruno Carneiro e Pedreira, que falará sobre Pastagem x Melhoramento Animal, este encontro será oportuno para esclarecer ao produtor a importância de fazer reformas nas pastagens melhorando a oferta nutricional do rebanho.

“Não adianta o pecuarista possuir um bom rebanho, se este mesmo gado de boa genética estiver em pastagens ruins, por isso a reforma de áreas degradadas é vital para que se possa prosseguir na atividade obtendo animais desmamados mais pesados e com maior precocidade para o abate”.

Pedreira revela que, atualmente, no Mato Grosso, as áreas de pastagens somam ao redor dos 28 milhões de hectares para um rebanho próximo de 30 milhões de cabeças. Mais de 60% destas áreas de pasto não estão em sua capacidade total de produção necessitando algum tipo de suporte técnico com a incorporação e transferência de tecnologia.

Para participar do II Encontro Regional de Sistemas Produtivos acesse o site: www.catsorriso.com.br . Para mais informações ligue: (66) 3544-3379 ou mande e-mail para: catsorriso2@gmail.com.

PROGRAMAÇÃO:

DIA 23.04 – CAT SORRISO (Palestrantes) – a partir das 19h30.

  • Roberto Rodrigues (Fundação Getúlio Vargas e ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) que falará sobre as Perspectivas do Agronegócio Brasileiro;
  • José Alfredo Pinto (setor Agronegócios do Banco do Brasil) que proferirá sobre a Agricultura de Baixa Emissão de Carbono.

DIA 24.04 – (DIA DE CAMPO) - Fazenda S. Maria da Amazônia – a partir das 7h30

  • Otávio Celidonio (IMEA MT) - Gerenciamento da Empresa Rural no Agronegócio;
  • Paulo Barroso (Embrapa Algodão - GO) - Avanço da Biotecnologia;
  • Clayton Giani Bortolini (Fundação Rio Verde) - Posicionamento das culturas em sucessão (safrinha);
  • Flávio de Jesus Wruck (Embrapa Arroz e Feijão, de Sinop-MT) - Integração Lavoura, Pecuária e Floresta;
  • Bruno Carneiro e Pedreira (Embrapa Agrossilvipastoril) - Eficiências dos sistemas de produção em pecuária de corte (pastagem x melhoramento animal);
  • Charton Jahn Locks (Aliança da Terra - GO) - Sustentabilidade Ambiental e o Agronegócio.

Fonte: Texto Assessoria de Comunicações

◄ Leia outras notícias