Outros

Iapar vai leiloar 300 animais neste sábado, em Ponta Grossa

Leilão Sociedade Rural dos Campos Gerais, Iapar & convidados vai comercializar 500 animais


Publicado em: 26/04/2012 às 18:50hs

Iapar vai leiloar 300 animais neste sábado, em Ponta Grossa

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) venderá cerca de 300 animais de seu plantel neste sábado (28), em leilão que terá início às 14 horas no Centro Agropecuário Municipal de Ponta Grossa. Também serão ofertados lotes de criadores associados à Sociedade Rural dos Campos Gerais, entidade promotora do evento.

Segundo o pesquisador José Moletta, não se trata de venda de material genético do Iapar, mas de produção de bovinos da instituição. Os lotes são formados por machos e fêmeas que podem ser destinados para cria, recria ou engorda. São animais provenientes das pesquisas realizadas para desenvolvimento da raça Purunã, provenientes da Fazenda Modelo, em Ponta Grossa, e de outras estações experimentais espalhadas pelo estado.

Genética Purunã – Moletta orienta os pecuaristas interessados em adquirir genética do Purunã – e participar do processo de multiplicação da raça – a procurar a Estação Experimental Fazenda Modelo, em Ponta Grossa (tel.: 42 3226-3251 ou est_modelo@iapar.br).

O Iapar iniciou as pesquisas para desenvolvimento do Purunã no início da década de 80, visando oferecer aos pecuaristas um animal capaz de produzir carcaças de elevado padrão, com baixo custo e que ficassem prontos para abate em pouco tempo. Para alcançar esses objetivos, os pesquisadores partiram de cruzamentos sucessivos e controlados, envolvendo animais puros das raças Aberdeen Angus, Canchim, Caracu e Charolês.

Hoje, decorridos mais de 30 anos de trabalho, a raça Purunã está em processo de registro no Ministério da Agricultura. Segundo Moletta, são animais que aliam as características economicamente mais relevantes de cada grupo formador. “Alia a rusticidade, tolerância ao calor e resistência aos carrapatos do Caracu e do Canchim; a carcaça com alta qualidade de marmoreio, cobertura de gordura e elevada porcentagem de carnes nobres do Aberdeen Angus e, ainda, a alta velocidade de ganho de peso do Charolês”, explica. O nome Purunã é uma homenagem à serra que delimita os Campos Gerais, tradicional região agropecuária paranaense.

Mais informações sobre o leilão podem ser obtidas pelos telefones (42) 3239-4934 e (43) 3338-2060.

Fonte: IAPAR - Instituto Agronômico do Paraná

◄ Leia outras notícias