Publicado em: 08/02/2012 às 09:30hs
A cidade de Uberaba (MG) recebe a Feira Estadual de Gado Nelore (Expoinel Minas), entre os dias 03 e 13 de fevereiro, no Parque de Exposições Fernando Costa. O evento abre o calendário de exposições 2012 do gado de corte elite e reúne os principais criadores e animais da raça. A Alta Genetics – uma das maiores empresas de melhoramento genético bovino no mundo – que só em 2011 comercializou mais de três milhões de doses de sêmen - estará no evento para orientar os visitantes sobre o tipo de inseminação recomendada, de acordo com as necessidades do criador.
“O Brasil possui o maior rebanho de gado comercial do mundo, sendo que apenas 10% das matrizes são inseminadas. O investimento em genética garante que os genes de animais comprovados transmitam suas características, como maior de ganho de peso e menor idade ao abate, gerando mais lucro ao criador”, afirma Heverardo Rezende de Carvalho, diretor Geral da Alta Genetics no Brasil.
De acordo com Carvalho, um touro bom (sem comprovação genética), custa em média entre 8 e 10 mil reais e emprenha até 30 vacas. Para um rebanho de 300 vacas, há necessidade de pelo menos 10 touros, o que resultaria num gasto aproximado de 100 mil reais. Com a inseminação artificial o criador pode emprenhar estas 300 vacas por cinco anos, pelo custo aproximado de 30 mil reais, com touros comprovados, que irão atender as necessidades do pecuarista.
A Alta Genetics do Brasil possui em coleta na sua Central, localizada em Uberaba, 219 touros comprovados de diferentes raças, mas seu portfólio conta com mais de 600 touros, pois há doses importadas das outras centrais: Canadá, Estados Unidos, Argentina, Holanda e China.
Entre os grandes reprodutores em coleta na Central encontram-se touros que já se consagraram nas pistas individualmente e/ou suas progênies também são destaques, entre eles: Master do JAL, Grande Campeão Nelore da Expozebu e da Expoinel MG 2011, filho de Bitelo SS em vaca 1646 MN; RIMA FIV Capolavoro 2, Grande Campeão da Expoinel 2009, filho de Induzido do Recanto em vaca Ranchi da Ipê Ouro; Jeru FIV Brumado, Grande Campeão Nelore da Expozebu 2004, filho do Bitelo SS em vaca Dugal do Brumado; Lux Neogrego, Grande Campeão Nelore da Expoinel MG 2010, filho do Lux Granutu em vaca Bitelo SS; Fox Colog FIV, Campeão Júnior Menor Nelore da Expoinel 2008, filho do Jeru BR em vaca Nobre da Primavera; Fricks SJ Cocal, Grande Campeão Nelore da Expoinel 2007, filho do Enlevo em vaca Fajardo; Cartucho MBA, Grande Campeão Nelore mocho da Expoinel 2006; Donato de Naviraí, filho do Atma de Naviraí em vaca Rambo MN e Basco Santarém, filho do Atma de Naviraí em vaca 1646 MN, entre tantos outros.
Os touros citados acima chamam a atenção pela qualidade da carcaça, beleza racial e principalmente pela sua genética com a linhagem de grandes touros e matrizes, o que aumenta a confiança no seu uso em diferentes plantéis.
A Alta é uma das maiores empresas de melhoramento genético bovino do mundo, com sede na cidade de Calgary, em Alberta (Canadá). Presente em mais de 100 países, a Alta possui centrais de coleta no Canadá, Estados Unidos, China, Argentina e Brasil e é considerada líder na comercialização de soluções genéticas lucrativas. No Brasil, sua Central tem capacidade para abrigar 237 touros. Conta com 72 escritórios regionais no Brasil, totalizando aproximadamente 700 profissionais em todo país.
Fonte: LN Comunicação
◄ Leia outras notícias