Outros

Genética CFM evidencia ganhos no abate com touros provados

O sucesso de um bom programa de melhoramento genético depende da produção de touros e da qualidade que eles apresentam a pasto para melhorar o abate. E, avaliar os resultados da aptidão dos touros, isto é, saber se são mais produtivos e precoces, atendendo às exigências do mercado, é a melhor maneira de agregar valor ao produto final


Publicado em: 25/05/2012 às 18:10hs

Genética CFM evidencia ganhos no abate com touros provados

De acordo com Luis Adriano Teixeira, coordenador de pecuária da Agro-Pecuária CFM, os touros produzidos pelo grupo atendem esta expectativa porque participam de um processo de seleção genética desde o acasalamento, passando pelo nascimento, desmama e até o sobreano. “Depois do rigoroso procedimento de avaliação feito pelo programa genético da CFM, somente até os 30% melhores animais da safra avaliada recebem o CEIP – Certificado Especial de Identificação e Produção -, outorgado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA)”, ele explica.

As principais características avaliadas pelo Programa de Seleção da CFM, que já dura mais de 33 anos e produziu mais de 31 mil touros ao mercado são: Peso a Desmama, Ganho de Peso, Precocidade Sexual e características de carcaça (Conformação, Precocidade e Musculosidade), pontos que ajudam a formar o Índice CFM, principal balizador da genética da empresa.

A partir da avaliação, são selecionados apenas touros com genética capaz de gerar um boi gordo jovem, com peso dentro das especificações da indústria e acabamento de carcaça que o classifique para os mercados mais exigentes.

“Com a genética CFM, conseguimos produzir um boi gordo com média de quase 19@, até 24 meses, inteiro e com cobertura de gordura que a indústria busca, agregando valor aos abates da CFM e de nossos clientes, o que melhora a rentabilidade da fazenda”, afirma. “Ao pecuarista cabe estar atento aos resultados do programa de seleção para escolher os touros ideais, que atendam ao seu projeto pecuário, soltar na vacada, e agregar rentabilidade econômica à produção de carne dos seus produtos”, complementa Luis Adriano.

Essa genética diferenciada estará à disposição durante as atividades do Megaleilão CFM 2012, que acontece nos dias 15, 16 e 17 de agosto em São José do Rio Preto (SP), quando a CFM realiza a abertura de venda da safra dos animais nascidos em 2010.

Para mais informações, vídeo e detalhes em:  http://agrocfm.com.br/blog/veja-o-video-e-materia-sobre-a-genetica-cfm-e-os-ganhos-economicos-obtidos-no-abate/. Ou ligue para a Central de Atendimento CFM no 0800 127 111.

Fonte: Texto Assessoria de Comunicações

◄ Leia outras notícias