Publicado em: 19/09/2012 às 07:40hs
Na abertura, o presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues, falou sobre a importância dos profissionais da área técnica e sobre a capacitação constante do quadro da cooperativa para que a Lar possa oferecer um atendimento diferenciado aos associados. “É uma satisfação receber todos e sucesso nesse evento”, enfatizou o dirigente. O evento iniciou às 9h30 e tem encerramento previsto para às 16h30.
Meteorologia – A primeira palestra do Fórum foi ministrada pelo meteorologista do INMET/Mapa, Luiz Renato Lazinski, que fez um prognóstico meteorológico para a safra 2012/2013. Ele apresentou uma retrospectiva das últimas safras, falou da atual fase de transição climática e da previsão de chuva para essa semana. Ainda de acordo com ele, os dois meses sem chuvas forçaram um vazio sanitário no Paraguai, o que é positivo para as lavouras do Paraná. “Nessa semana, o clima vai mudar da água para o vinho, ou seja, a massa de ar frio vai trazer mudanças climáticas, inclusive com geadas no Paraná. O contraste térmico é grande e vai causar estragos pois vem chuva com granizo”. Ainda de acordo com Lazinski, daqui para frente irá predominar o fenômeno climático El Niño. A primavera deverá ser ter chuvas acima da média até novembro/dezembro e a temperatura deverá se manter entre a média e levemente abaixo da média.
Zoneamento - “Desafios da nova proposta de zoneamento agrícola, seguro e Proagro” foi o tema abordado no encontro pelo engenheiro agrônomo Gustavo Bracale, coordenador geral do Zoneamento Agrícola do Mapa, que deixou clara a intenção do governo em aperfeiçoar as ferramentas para além do risco climático que hoje é analisado. “É preciso explicitar melhor o risco com monitoramento agrícola”. Quanto ao programa a ser desenvolvido e consolidado, fica a expectativa de massificar o seguro rural; a distribuição dos efeitos dos riscos rurais; redução do valor do prêmio; maior estabilidade da renda dos produtores rurais; acesso facilitado ao crédito e nova seguradores e resseguradores no segmento. Bracale discorreu também sobre a evolução do PSR (Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural), nos últimos seis anos.
Outras palestras – A programação do Fórum contempla ainda a palestras do pesquisador da Embrapa Soja, Dionísio Gazziero, sobre as estratégias para o controle de plantas daninhas resistentes a herbicidas, como capim amargoso e buva entre outras, e também a respeito dos agrotóxicos cadastrados no Paraná destinados ao combate dessas pragas. Dando sequência a esse tema, o engenheiro agrônomo da Adapar/PR, Alan Pimentel, trata do cadastro de agrotóxicos no Paraná para controle do capim amargoso. Ele discorre ainda sobre o Siagro e taxas da Adapar. O assessor da área de meio ambiente da Ocepar, Sílvio Krinski, apresenta uma palestra sobre o Código Florestal e a votação da Medida Provisória nº 571 no Congresso Nacional. O gerente técnico e econômico da Ocepar, Flávio Turra, e o analista Robson Mafioletti fecham a programação tratando de outros assuntos, como as novidades do Plano Safra 2012/13 e comunicado do Ibama sobre proibição de inseticidas.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Lar
◄ Leia outras notícias