Outros

Fim de semana com atrações para o público na Superagro 2012

Um encontro com as tradições, as raízes e a cultura típica do interior mineiro


Publicado em: 08/06/2012 às 18:30hs

Fim de semana com atrações para o público na Superagro 2012

Na Vila da Agricultura Familiar, uma das atrações da Superagro, o público terá a oportunidade de conhecer e adquirir o artesanato característico de diferentes regiões, degustar e comprar as delícias do campo e até mesmo experimentar alguns sabores pouco conhecidos da população urbana.

Nesta edição, a Vila da Agricultura Familiar conta com participação de aproximadamente 200 produtores de diversas regiões, distribuídos entre 42 estandes que compõem a Vila. O consumidor poderá adquirir produtos como mel, polvilho, diversos tipos de farinhas, biscoitos, compotas e geleias, açúcar mascavo, temperos, além do tradicional queijo mineiro artesanal certificado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Uma das novidades deste ano é o espaço destinado aos produtos do agroextrativismo. No local, está montada uma sorveteria, que utiliza como matéria-prima alguns frutos do cerrado como pequi, cagaita e cajá-manga, frutos pouco conhecidos dos moradores de grandes centros urbanos. A visitante Paula Correa experimentou o sorvete de maracujá-veado. “Foi o primeiro estande que fiz questão de visitar. Gosto dessas experiências culinárias preparadas com novos sabores e ingredientes”, afirma. O sorvete tem um sabor leve do maracujá comum, é feito com água mineral e possui apenas 1,8% de gordura, de acordo com o fabricante.

“Venho todo ano. A feira é uma oportunidade interessante, um programa diferenciado que nos coloca em contato com produtos que não vemos habitualmente em nosso dia-a-dia, afirma Carlos Henrique Gonçalves. Mel, queijo e biscoitos artesanais estão entre os seus produtos preferidos na hora das compras.

Maria Gorete Queiroga acompanha a Superagro desde a primeira edição. Desta vez, trouxe o filho Lucas, de 9 anos, para “conhecer as coisas do campo” e com a missão de levar várias encomendas do Queijo Minas Artesanal, um produto de qualidade superior e sem comparação com os demais, em sua opinião.

No setor de artesanato, a novidade são as peças de madeira, bijuterias e objetos de decoração produzidos por índios das tribos maxacali e tapajós de Carmésia, Ladainha, Açucena e Santa Helena, que participam pela primeira vez no evento. Os visitantes encontrarão também peças em palha de milho, bordados em rechilieu, tapeçaria e vários produtos de decoração e utilidade doméstica.

A Vila da Agricultura Familiar será realizada até o  domingo (10), no Pavilhão Expominas, dentro da programação da Superagro 2012. A realização é do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e Sebrae-MG.

Mais informações: www.superagro2012.com.br ou facebook.com/superagro

Fonte: Assessoria de imprensa Superagro 2012

◄ Leia outras notícias