Outros

Família Barreto conquista prêmios Coronel Firmino Jacques e Reinaldo Cherubini

O Núcleo de Criadores de Devon dos Campos de Cima da Serra realizou em 23 de março a entrega dos tradicionais prêmios Coronel Firmino Jacques e Reinaldo Cherubini, na Cabanha Santa Lúcia, no município de André da Rocha (RS)


Publicado em: 25/03/2013 às 16:30hs

Família Barreto conquista prêmios Coronel Firmino Jacques e Reinaldo Cherubini

Além da cerimônia de premiação, que ocorreu em um almoço festivo reunindo os criadores da região, os integrantes do Núcleo de Criadores dos Campos de Cima da Serra e a diretoria executiva da Associação Brasileira de Criadores de Devon (ABCD), o evento contou também com um dia de campo e palestras sobre manejo e características da raça.

Neste ano, as duas premiações ficaram na mesma família: a criadora Soely Barreto Hoffmann, proprietária da Cabanha Santa Lúcia, recebeu o troféu itinerante Reinaldo Cherubini pela segunda vez consecutiva por seu touro Sombra, bicampeão da exposição que ocorre a cada dois anos na região. O prêmio foi entregue pelas mãos do presidente de honra da ABCD e ex-ministro da Agricultura, Luiz Fernando Cirne Lima. Conforme Gilson Hoffmann, presidente da ABCD e filho de Soely, a premiação é resultado de um trabalho de busca incessante por melhorias. “Estamos aliando nossa tradição com a aquisição de genética inovadora, procurando sempre a evolução da raça Devon”, disse.

O troféu Coronel Firmino Jacques ficou nas mãos de Danilo Barreto da Costa, proprietário da Estância Santa Lúcia, prefeito de Capão Bonito do Sul e irmão de Soely. É a primeira vez que Costa recebe a premiação por ter vencido o julgamento de fêmeas em exposições na região em 2011. O animal foi adquirido junto ao criador Marcos Pandolfi, da Cabanha Camboatã. “Essa premiação significa muito para minha família, pois simboliza todo nosso empenho no desenvolvimento da raça Devon”, afirmou.

A história da família Barreto está intimamente atrelada ao desenvolvimento da raça Devon na região. O pai de Soely e Danilo, Amantino Barreto da Costa, iniciou sua criação no ano de 1935, quando adquiriu seus primeiros exemplares de Devon do criador Firmino Jacques, que hoje dá nome à premiação conquistada por Danilo. Desde então, a família vem se empenhando para o desenvolvimento e crescimento da raça no país.

A região dos Campos de Cima da Serra, na qual a cidade de André da Rocha está inserida, destaca-se como um importante polo de criação da raça. Estima-se que cerca de 60% do rebanho da região é Devon ou cruzado com Devon.

Fonte: Moglia Comunicação

◄ Leia outras notícias