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Expovet na Superagro 2012 mostra a força de um mercado que movimentou R$ 12,2 bilhões em 2011

O mercado pet, em 2011, registrou faturamento de R$ 12,2 bilhões e cresceu 10,9% em relação a 2010. A expectativa para esse ano é de aumento de 13% na receita


Publicado em: 22/05/2012 às 08:30hs

Expovet na Superagro 2012 mostra a força de um mercado que movimentou R$ 12,2 bilhões em 2011

O Brasil tem o segundo maior faturamento do setor, o que corresponde a 8% do mercado mundial, atrás somente dos Estados Unidos. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). São associados da instituição empresas do segmento de alimentação, pet care (equipamentos, acessórios e produtos  para higiene e beleza), medicamentos veterinários e serviços.

É neste cenário positivo que a Expovet - Feira de Negócios, Serviços e Produtos Pet e Veterinários - realiza em 2012 sua terceira edição, amparada no sucesso dos dois primeiros anos.  Na edição de 2011, a feira recebeu a visita de profissionais de 240 cidades de Minas. A Expovet é uma feira de negócios direcionada aos profissionais e empresas da área Pet & Vet de Minas Gerais, incluindo médicos veterinários, pet shops, clínicas e consultórios, criadores, associações e instituições, ONGs, atacadistas distribuidores, tosadores e importadores.

Crescimento
- O mercado pet brasileiro é constituído por 101 milhões de animais. Para atendê-lo, existe uma indústria de produtos composta por mais de 500 empresas, entre pequenas, médias e grandes, focadas em quatro segmentos: pet food, que representa 69% do faturamento do setor; pet care (acessórios, produtos para higiene e beleza, e equipamentos) com 7% do faturamento; produtos veterinários que representam 8%, e 16% referente a serviços. O setor gerou cerca de 220 mil empregos diretos em 2011.

“O crescimento do mercado pet deve-se ao aumento da criação de animais de estimação e em decorrência da mudança do perfil da população.  Hoje,  casais  com  filhos  têm  animais de  estimação para  satisfazer  as  crianças;  os  sem filhos  ou  com  filhos  adultos  que  saíram  recentemente  de  casa,  têm  bichos  para  não  se  sentirem sozinhos, assim como os idosos e os jovens solteiros que moram sozinhos”, explicou o presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), José Edson Galvão de França.

Minas
- O mercado mineiro tem registrado expansão, assim como no restante do país. Em Minas, há 8.500 pet shops e 9.054 médicos veterinários. Atualmente, existem diversas alternativas para o bem-estar dos animais domésticos. “O cuidado com o animal de estimação sempre começa com a alimentação. Por isso,  a Abinpet trabalha para mostrar à sociedade os benefícios da alimentação industrializada que estejam com a situação regulamentada junto aos órgãos competentes. Além desse cuidado com a alimentação,  é importante  passear com o animal e levá-lo periodicamente ao veterinário”, disse o presidente da Abinpet.

A longevidade  e os estilos de vida solitários nas grandes cidades fazem dos pets importantes na vida das pessoas. Essa mudança  é um dos principais fatores que fazem deste setor um dos mais lucrativos e promissores atualmente no país, segundo França. “Os benefícios  da  relação  entre  os  seres  humanos  e  os  animais  de  estimação  foram fundamentais para o aumento da relevância desde mercado. Os animais ajudam, por exemplo, ao contribuir em terapias assistidas ajudando na melhora da capacidade motora, da estima e da interação  entre  indivíduos. No  caso  dos  cães  guias,  é possível auxiliar  deficientes  visuais   a  detectar obstáculos acima da cintura e facilitar a travessia de ruas movimentadas”.

Desafios - Os principais desafios do setor para seu continuo crescimento se apóiam em três pilares: fiscal, regulatório e fomento. “Em âmbito fiscal, queremos a diminuição da carga tributária, que hoje é de 49,9% no segmento de alimentos. Isso terá um impacto grande e imediato na redução da informalidade do setor, o que será saudável para o mercado, governos e consumidor. Na esfera regulatória, acreditamos que para o contínuo desenvolvimento da indústria é necessário contar com regras claras e aplicáveis a todas as empresas”, avisou.

Ofurô e xampus  – A Pet Society, empresa especializada em embelezamento animal, xampus dermatológicos e limpeza bucal, vai expor na Superagro 2012, além desses produtos, o famoso ofurô para os animais domésticos. A ideia é mostrar as novidades do setor, de acordo com o diretor da Atlante, Roberto Campolina, empresa distribuidora da marca em Minas Gerais. “O mercado está cada vez mais em alta, mas falta mão de obra qualificada no setor”, disse anunciando que na Superagro o estande oferecerá gratuitamente cursos profissionalizantes para tosadores de salões.

Já a Granvita, indústria especializada na produção de rações para cães e gatos, apresentará em  seu estande os benefícios dos produtos de qualidade que estimulam, por exemplo, a melhor  digestão do animal. “Nossos produtos têm o objetivo de deixar o animal saciado, ou seja, ao comer menos, haverá redução de custos para o criador. Isso é possível porque nossas rações têm aditivos como o estrato de yucca, uma planta mexicana que ainda reduz os odores das fezes”, explicou o diretor comercial André Matoso, destacando ainda os produtos pré-bióticos, leveduras que agem no intestino equilibrando a flora intestinal dos animais.

Fonte: Assessoria de Imprensa Superagro 2012

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