Publicado em: 11/07/2013 às 09:40hs
Segundo a estatal, essa retração é decorrente do fraco desempenho dos embarques verificados até então. Ainda, parte dos contratos flex (que podem ser tanto para exportação, quanto para o mercado interno) na Bolsa Brasileira de Mercadorias - BBM - tem sido revertido para o mercado interno.
Em relatório divulgado nessa terça-feira (09), foi alterado também o prognóstico de importação, haja vista a redução nas exportações e a reversão dos contratos flex para o mercado interno. Os valores de paridade de importação não mostram ser vantajoso comprar no mercado internacional, segundo a estatal.
Com isto, a expectativa de importações agora passa a ser de 51 mil toneladas de pluma contra 163 mil toneladas estimadas no mês de maio/13.
Desta forma, passa-se a considerar uma nova configuração para o quadro de suprimento para 2013, já demonstra a Companhia Nacional.
A oferta total do produto (estoque inicial + produção + importação) para o exercício que ora se inicia, situa-se em 1.797,7 mil toneladas, enquanto que a demanda total (consumo interno + exportação) foi avaliada em 1.417 mil toneladas.
Como resultado final, tem-se uma previsão de estoque de passagem no encerramento do presente exercício estimado em 380,7 mil toneladas de pluma, que dá para suprir a demanda da indústria nacional no período de entressafra e mais exportações por um período aproximado de 3,2 meses.
Produção
A produção nacional da pluma para o ciclo 2012/13 está avaliada em 1.262 mil toneladas, demonstrou ontem a Conab em seu relatório.
Fonte: Agrodebate
◄ Leia outras notícias