Publicado em: 03/04/2012 às 17:30hs
A pecuária sempre foi uma marca da força rural e econômica de Linhares, gerando renda e emprego no campo e movimentando a economia na cidade. Mas a industrialização deixou de lado esse setor tradicional e, até mesmo, a festa de aniversário da cidade, realizada no parque de exposições do município e sempre cercada de bovinos, perdeu sua característica campestre.
Entidades do setor rural estão se movimentando para mudar esse cenário e promover atividades que represente o rural linharense. “Não podemos deixar a pecuária fora do nosso cotidiano. Linhares sempre teve na festa da cidade uma exposição de belos animais representando nossa força nesse setor. Precisamos voltar a ter uma verdadeira exposição, mostrando aos linharenses e visitantes, o potencial agropecuário local”, afirma Cirilo Pandini Júnior, presidente da Associação dos Produtores de Linhares e região (APL).
O desejo da entidade também é o de moradores que já vivenciaram as festas em décadas passadas, como o empresário Sandro Bezerra dos Santos. “Sempre frequentei a festa visitando os animais que ficavam dias ali. Era uma grande atração”, lembra.
Hoje, Linhares possui cerca de 150 mil bovinos, número superior do que a população do município, que é de 140 mil habitantes. Para Antonio Roberte Borguignon, presidente do Sindicato Rural de Linhares, entidade que administra o parque de exposições, é necessário o retorno dos negócios do campo para dentro da festa municipal. “Apesar das indústrias, Linhares ainda é um município agropecuário. O Sindicato já está pensando, em parceria com outras entidades, em voltar a promover as atividades que tínhamos antigamente”, destaca Borguignon.
Já para 2012, existe a possibilidade de ser realizado um leilão de gado de leite durante a festa da cidade, realizada em agosto.
Fonte: Rurale Assessoria de Imprensa
◄ Leia outras notícias