Publicado em: 20/07/2012 às 08:10hs
O objetivo é desenvolver junto aos pequenos agricultores a criação de minhocas para produção de húmus e o aproveitamento dos restos de cultivos, palhas e outros resíduos na adubação do solo e conservação da água.
A reunião, voltada para os agricultores familiares do povoado, tem como objetivo realizar uma discussão crítica de avaliação do projeto “Minhocultura e compostagem laminar como opções de renda e sustentabilidade em comunidades e assentamentos rurais no Território Sul de Sergipe” e ajudar os agricultores com as tecnologias apresentadas na comunidade.
A programação inclui um trabalho em grupo com questionários sobre o projeto, contextualização, esclarecimento de dúvidas, palestra sobre a vermicompostagem em sistemas de produção de coqueiro e visita à área do experimento. As atividades serão ministradas pelos pesquisadores da Embrapa Fernando Cintra e Maria Urbana Corrêa Nunes.
Sobre a relevância dos temas, a pesquisadora Maria Urbana comenta: “a importância é social, econômica e ambiental". A vermicompostagem, assim como a minhocultura, ao utilizar resíduos orgânicos, contribui economicamente e ambientalmente ao diminuir o uso de adubos químicos, por reduzir gastos e poluição, e socialmente por ter toda a comunidade trabalhando unida.
Fonte: Embrapa Tabuleiros Costeiros
◄ Leia outras notícias