Outros

Embrapa promove em Aracaju workshop sobre minhocultura e vermicompostagem

O evento está sendo, organizado por pesquisadores da Embrapa Tabuleiros Costeiros e pela equipe da área de Transferência de Tecnologia da Unidade


Publicado em: 29/08/2012 às 09:40hs

Embrapa promove em Aracaju workshop sobre minhocultura e vermicompostagem

A Embrapa Tabuleiros Costeiros promove, de 24 a 26 de setembro, em Aracaju, o Workshop “Minhocultura e Vermicompostagem; Interface com Sistemas de Produção, Meio Ambiente e Agricultura de Base Familiar” que pretende avaliar os cenários atuais e futuros da minhocultura e vermicompostagem no Brasil e no mundo, além de uniformizar e atualizar conceitos teóricos e práticos sobre o tema.

O encontro pretende ainda fazer a interface entre minhocultura e vermicompostagem com agroecossistemas e meio ambiente, como também, discutir políticas públicas e o mercado atual e potencial dos produtos oriundos da minhocultura.

O evento está sendo, organizado por pesquisadores da Embrapa Tabuleiros Costeiros e pela equipe da área de Transferência de Tecnologia da Unidade. As palestras, minicursos e mesas redondas serão ministradas por pesquisadores, professores e empresários do setor além de representantes de Cuba e da Espanha.

Segundo o coordenador do evento, Fernando Luis Dultra Cintra, a expectativa para o Workshop é muito grande pois terá um viés essencialmente aplicado, divergindo de encontros anteriores sobre o tema que tiveram caráter mais acadêmico. Este é o primeiro evento sobre minhocultura de abrangência Nacional e este fato tem gerado um clima de grande entusiasmo entre os palestrantes e público alvo do evento.

A coordenação do workshop acredita ainda que as discussões que serão levadas a cabo no encontro trarão grandes benefícios à pequena produção por ser a criação de minhocas e a produção de húmos práticas simples, fáceis de serem implementadas e com grande possibilidade de retorno financeiro através da venda do excedente de produção.

O pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros Joézio Luiz dos Anjos, um dos coordenadores do encontro e com muita experiência nesta área, ratifica a expectativa para o pioneirismo do workshop: “Já existem no mundo inteiro e no Brasil encontros sobre taxonomia de minhocas, mas esse terá um diferencial pois será sobre a aplicação da tecnologia da criação de minhocas e produção de húmus nos sistemas de produção”, disse.

Joézio lembra ainda a importância da minhocultura e da vermicompostagem para o meio-ambiente. “Aproveitando as discussões sobre o lixo no Brasil, foi incluído o tema (meio-ambiente) no workshop, pois a minhocultura pode ser utilizada para a reciclagem de resíduos orgânicos e a minhoca para indicar a poluição dos solos com metais pesados”.

Sobre a possibilidade da implantação da minhocultura nas cidades, Joézio dos Anjos completa: “Quando se fala da questão ambiental, lembra-se logo dos lixões e da reciclagem das garrafas PET. Porém, de 50 a 60% do problema do lixo vem do resíduo orgânico e pode-se usar a minhocultura nesse sentido, tanto no interior como nas cidades. Todas as pessoas podem transformar seus resíduos orgânicos domésticos em adubo para os jardins”, disse.

O Workshop terá vagas limitadas e sua programação, com 24 horas de carga horária, será voltada para, profissionais de agronomia e áreas afins: professores, pesquisadores, estudantes universitários de pós-graduação e técnicos agrícolas além de produtores e empresários agrícolas.

O evento será realizado no hotel Quality em Aracaju-SE e as inscrições podem ser realizadas na sede da Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe (AEASE) localizada na Av. Beira Mar, 2400, Bairro 13 de Julho, Aracaju / SE - CEP 49025-040, ou pelo site da AEASE:. www.aease.org.br. Maiores informações podem ser obtidas através dos telefones (79)3217-6886/9972-2123. Falar com Mariana.

Fonte: Embrapa Tabuleiros Costeiros

◄ Leia outras notícias