Publicado em: 03/07/2012 às 17:30hs
A primeira edição do evento ocorreu em 2009, durante a Expolavras, e surgiu com o objetivo de valorizar a pecuária sustentável, o ambiente natural do pampa, sua biodiversidade e, sobretudo os bons resultados econômicos alcançados com a atividade. “O estado da arte da pesquisa científica em pastagens naturais do RS” será um dos assuntos em debate, que acontecerá no dia 5 de julho, a partir das 13 horas. A pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul Cristina Genro, juntamente a professores das áreas de forrageiras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e botânica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), falarão sobre o tema.
No dia seguinte (6), às 8h30min, o pesquisador Danilo Sant´Anna abordará em sua palestra o tema a “Tecnologia de insumos e tecnologia de processos”. Às 10 horas, em referência ao projeto da Embrapa sobre desenvolvimento endógeno da região do Alto Camaquã, um dos pecuaristas familiares daquela localidade beneficiados com o projeto vai falar sobre sua experiência. Na parte da tarde, a partir da 13h30min, a Chefe Adjunta de Transferência de Tecnologia, Estefanía Damboriarena, abordará os “Serviços ambientais da pecuária”.
No ano passado, o 3º O pampa e o gado atingiu seus objetivos, pois contou com a presença de produtores e técnicos dos quatro países do pampa, reunindo mais de trezentas pessoas interessadas, com intensa participação. Uma das principais conclusões do encontro foi a necessidade de formar e preparar técnicos para trabalhar e manejar as pastagens nativas, resgatando uma produção sustentável de melhor qualidade e acrescentando todos os avanços disponibilizados pela pesquisa.
Os realizadores do evento destacam ainda os ganhos obtidos com a mobilização dos produtores. Uma delas, por exemplo, é que a atividade da Identificação Geográfica (IG) Carne do Pampa Gaúcho da Campanha Meridional foi retomada, bem como se ampliaram os programas de carne de qualidade e os selos raciais. Houve também na região ampla repercussão do programa Rede de Referência, que consiste em consultorias oferecidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) aos produtores relativas à assistência técnica e financeira.
Fonte: Embrapa Pecuária Sul
◄ Leia outras notícias