Publicado em: 09/07/2012 às 19:10hs
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) estará presente na Superleite 2012, no período de 11 a 14 de julho, no Parque de Exposições de Pompéu. A participação acontecerá no estande local da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em palestra técnica sobre Integração Lavoura, Pecuária, Floresta (ILPF), a ser ministrada pelo coordenador técnico regional de Culturas Walfrido Albernaz; no encontro para debater o Programa Minas Leite, e nos torneios leiteiros com a escolha dos animais participantes.
Outro importante papel da empresa de extensão rural dentro do evento será a mobilização e organização de produtores da Regional de Curvelo, área de atuação da Emater-MG que engloba 29 municípios, entre eles o de Pompéu. Calcula-se que a Superleite receberá caravanas de 300 produtores de Pompéu e 270 da Regional Curvelo, graças ao apoio e mobilização da Emater-MG e ao suporte do Sindicato dos Produtores Rurais de Pompéu, no transporte deste público.
A Superleite 2012 é uma realização do Sindicato dos Produtores Rurais do município, em parceria com a Emater-MG e outras instituições. É considerada o maior evento do agronegócio do Centro-Oeste mineiro, segundo os organizadores. A expectativa é que gere negócios acima de R$ 15 milhões e atraia um público estimado em trinta mil pessoas. O prognóstico favorável é baseado no número de empresas expositoras, que este ano, de acordo os realizadores, aumentou em 70% em comparação com a feira de 2011. Além disso, os organizadores apostam no poder atrativo dos leilões de gado de elite girolando e gir leiteiro, sendo este último a grande novidade da feira, pois acontecerá pela primeira vez, no sábado (14/07), a partir das 14h.
Outra atração da feira de Pompéu será o torneio leiteiro. O evento, que começa um dia antes da abertura (10/07) e termina no dia 13/07, elegerá as vacas campeãs na produção de leite das raças girolando e gir. A Emater-MG faz parte da comissão de seleção do gado participante.
A Superleite 2012 reunirá , segundo os realizadores, os principais criadores das raças gir leiteiro e girolando, além de representantes da indústria de laticínios, insumos e equipamentos agrícolas, por meio de feira de negócios, ciclo de palestras, dinâmicas de máquinas, rodada de negócios, feira de artesanato, bebidas e comidas típicas, julgamento das raças gir leiteiro e girolando, premiação dos animais de pista, torneio leiteiro, premiação do torneio leiteiro e Leilão Elite Superleite. Na última edição do evento, em 2011, o volume de negócios ultrapassou os R$ 12 milhões e contou com um público visitante de 18 mil pessoas.
Encontro Estadual do Minas Leite
Destaque da extensão rural pública na Superleite 2012 de Pompéu, o Encontro Estadual do Programa Minas Leite está agendado para todo o dia 11/07 (quarta-feira), devendo começar logo após a abertura do evento, na mesma data. Executado pela Emater-MG, o programa tem por objetivo incrementar a atividade leiteira, por meio de assistência técnica adaptada à realidade dos produtores. O coordenador técnico regional de Pecuária de Curvelo, Paulo Nammur, sintetiza: “Não estamos inventando a roda. Queremos que o produtor ganhe dinheiro com o que ele já tem, através da gestão da propriedade”.
Na regional Curvelo, o programa está implantado em 27 municípios ou 166 propriedades rurais, oito delas em Pompéu. “São propriedades assistidas pelo Minas Leite, com implantação de ILPF, pastejo rotacionado, manejo, higiene do leite, anotações de receita e despesa”, explica o extensionista do escritório local da Emater-MG de Pompéu, Walmir Alves Vieira.
Fonte: Agência Minas
◄ Leia outras notícias