Outros

Dinapec 2012 chega com novos cursos para produtores, técnicos e acadêmicos

Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, controle de carrapatos e parasitos gastrintestinais, melhoramento genético animal e reprodução e produção de carne serão abordados pelos especialistas da Embrapa e parceiros durante este ano


Publicado em: 12/03/2012 às 11:30hs

Dinapec 2012 chega com novos cursos para produtores, técnicos e acadêmicos

A 7ª edição da Dinâmica Agropecuária – Dinapec, realizada anualmente pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Unidade Gado de Corte, em Campo Grande-MS, tem início no dia 14 de março com uma grade de cursos reformulada. Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, controle de carrapatos e parasitos gastrintestinais, melhoramento genético animal e reprodução e produção de carne serão abordados pelos especialistas da Embrapa e parceiros durante este ano.

Com foco no Programa ABC (Programa de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono), criado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para financiar os agricultores que adotem práticas adequadas, tecnologias e sistemas produtivos eficientes que contribuam para a mitigação dos gases de efeito estufa, esta Dinapec 2012 apresentará dois cursos voltados para o Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).

Os subprogramas principais que constam do Programa ABC são referentes à Recuperação de Pastagens Degradadas, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), Sistema Plantio Direto (SPD), Fixação Biológica do Nitrogênio (FBN) e Florestas Plantadas e como o suporte tecnológico desses subprogramas está sob a responsabilidade da Embrapa, seus pesquisadores serão pontuais com os produtores rurais, os técnicos e os estudantes de agrárias inscritos para os cursos. O “Planejamento e manejo de Sistema ILPF” ministrado pelo analista de Transferência de Tecnologia da Embrapa Florestas/Núcleo Sul Embrapa Gado de Leite, Rogério Morcelles Dereti mostrará aos participantes as etapas para implantação e manejo do Sistema ILPF e seus respectivos componentes animal e arbóreo.

Em outra capacitação, os inscritos constatarão como a “Integração Lavoura-Pecuária-Floresta é uma saída para conciliar preservação ambiental e desenvolvimento”. Os pesquisadores da Embrapa, Armindo Kichel, Ademir Hugo Zimmer e Roberto Giolo de Almeida acreditam que a qualificação no assunto seja indispensável para a adoção com sucesso de sistemas integrados de produção. As forrageiras mais indicadas para esses sistemas e os resultados de pesquisa obtidos com eles serão demonstrados pelos especialistas da Gado de Corte.

Sanidade – De um lado o componente vegetal, do outro animal. O “Controle de carrapato em bovinos” relatará a situação atual de resistência aos carrapaticidas do mercado, as técnicas de controle do carrapato-do-boi e o funcionamento do teste de determinação do índice de resistência. Os cientistas Renato Andreotti e Silva, Marcos Valério Garcia e Rodrido Cunha em quatro horas enfatizarão o quão é relevante o controle do Rhipicephalus microplus de forma correta, pois incorretamente não só pode levar à contaminação ambiental e de produtos de origem animal como à intoxicação humana.

Os pequenos ruminantes e o controle de seus parasitos gastrintestinais também são temas de um curso nesta 7a edição. Medidas de monitoramento da verminose, o uso racional de vermífugos em animais afetados e relatos dos estudos no controle da verminose de ovinos nas fases de cria e terminação estarão em pauta. A equipe composta por Luis Henrique Fernandes (Anhanguera-Uniderp), João Batista Catto (Embrapa Gado de Corte) e Marcel Teixeira (Embrapa Caprinos e Ovinos) apresentará como devem ser utilizados os antiparasitários à disposição e a forma de associar outras metodologias mais atuais ao tratamento.

Melhoramento genético – O grupo da Embrapa de melhoramento genético animal se reunirá neste minicurso que visa demonstrar as ferramentas tecnológicas que permitam a aplicação do melhoramento genético dentro da propriedade, de forma objetiva e eficaz. Os melhoristas do Centro de Pesquisa, Gilberto Romeiro de Oliveira Menezes, Luiz Otávio Campos da Silva, Roberto Augusto de Almeida Torres Jr e Antônio do Nascimento Rosa e os do Programa Geneplus, Paulo Roberto Costa Nobre e Lucas do Nascimento Silva, estarão juntos ministrando conceitos como o estabelecimento de um programa de melhoramento, a avaliação de condição corporal de vacas, o sumário de touros, dentre outros, com uma didática teórica e prática.

Pesquisadora em reprodução animal, a médica-veterinária Alessandra Corallo Nicacio chegou à Empresa recentemente e faz sua estreia na Dinapec com o curso “Reprodução e produção de carne”. A doutora em reprodução animal confirmará a importância da reprodução animal dentro da bovinocultura de corte por meio dos temas: estratégias de manejo – otimizando a estação de monta, exame andrológico, inseminação artificial e observação de cio e transferência de embriões e produção in vitro. Nicacio permeará os assuntos debatendo os benefícios e os riscos das biotécnicas da reprodução adotadas no Brasil.

“As vagas dos cursos estão limitadas em 50 e as inscrições são feitas pela Internet (http://dinapec.cnpgc.embrapa.br/2012) no valor de 30 reais por curso”, afirma a coordenadora dos minicursos, Marilene Veiga Fonseca. Ela explica que os interessados devem preencher o formulário de inscrição no Portal da Embrapa Gado de Corte, realizar o depósito no Banco do Brasil S/A (001), agência 2916-5, conta corrente 2.059-1, em nome da Associação dos Empregados da Embrapa Gado de Corte - AEE/MS, CNPJ 03.915.170/0001-94 e enviar o comprovante para o e-mail dinapec2012@cnpgc.embrapa.br. Mais informações são obtidas pelos números (67) 3368-2066 e 3368-2141.

Os interessados podem visitar gratuitamente os 32 hectares da Dinâmica em grupos organizados ou individualmente. A Dinapec está localizada na Avenida Rádio Maia, 830, Vila Popular, na saída para Aquidauana, na capital sul-mato-grossense.

Embrapa Florestas (Colombo-PR), Embrapa Agrobiologia (Itaguaí-RJ), Embrapa Acre (Rio Branco-AC), Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora-MG), Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados-MS), Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos-SP), Embrapa Rondônia (Porto Velho-RO), Embrapa Informática Agropecuária (Campinas-SP), Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE), Embrapa Monitoramento por Satélite (Campinas-SP), Embrapa Soja (Londrina-PR) e Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS) são as Unidades da Empresa envolvidas na VII Dinapec que tem o apoio e o patrocínio de diversas empresas e instituições.

Fonte: Embrapa Gado de Corte

◄ Leia outras notícias