Outros

Dia de campo sobre sistemas silvipastoris reúne 200 pessoas em Olímpia

As informações animaram produtores que ainda não implantaram o sistema


Publicado em: 08/06/2012 às 13:30hs

Dia de campo sobre sistemas silvipastoris reúne 200 pessoas em Olímpia

Cerca de 200 produtores e técnicos participaram na última terça-feira (29) do dia de campo "Sistema silvipastoril - agregação de valor à pecuária", realizado na unidade demonstrativa da fazenda Alto Alegre, em Olímpia-SP, na região de São José do Rio Preto. O evento foi organizado pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo,.em parceria com a Embrapa Pecuária Sudeste.

A primeira palestra coube à pesquisadora da Embrapa Maria Luiza Nicodemo, que falou de forma geral sobre funcionamento e benefícios do sistema silvipastoril. Em seguida, o pesquisador Wander Luís Borges, da APTA de Votuporanga, mostrou a experiência de implantação do sistema no Noroeste de São Paulo. Já o veterinário Hamilton Santos Júnior, da CATI de Catanduva, explicou a implantação do sistema na fazenda Alto Alegre. Durante todas as palestras, os produtores fizeram várias perguntas.

As informações animaram alguns produtores que ainda não implantaram o sistema silvipastoril. Um deles é Adileu Carlos Aureliano, que tomou conhecimento do dia de campo pelo sindicato rural de Olímpia. O pecuarista já tinha visto reportagens sobre ILPF na TV, e sempre observava o sistema da fazenda Alto Alegre, quando passava pela estrada. Agora, ele pensa em plantar 150 mil pés de eucalipto em 2013 para ter mais uma fonte de renda e se adaptar às exigências ambientais. "Já tinha esses planos, o dia de campo ajudou a esclarecer e dar coragem", afirma.

Para o analista de transferência de tecnologia Carlos Eduardo Santos, que acompanha a parceria com a CATI e a APTA pela Embrapa Pecuária Sudeste, os dias de campo são oportunidades únicas de mostrar a tecnologia de modo mais efetivo. “Aqui a experiência de uma propriedade comercial se mostra válida ”, diz.

Fonte: Embrapa Pecuária Sudeste

◄ Leia outras notícias