Publicado em: 17/08/2012 às 13:50hs
A Progen em parceria com a Alta Genetics promoverá o “7º Desfile de Touros”, no dia 18 de agosto, a partir das 9h30. O evento aberto ao público terá apresentação de 30 touros das raças taurinas: Aberdeen e Red Angus, Hereford, Braford, Brangus, Red Brangus, Charolês e Wagyu. Na abertura haverá palestra do dr. Luciano Penteado, veterinário e diretor da Firmasa, que abordará sobre “Função da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) no sistema de cria para obter metas reprodutivas, produtivas e financeiras”.
“Na edição anterior tivemos a presença de 530 visitantes, foi um ano recorde em volume de doses comercializadas e faturamento. Este ano nossa expectativa é de um crescimento de 20% em público e vendas. Hoje, a maior preocupação dos pecuaristas é aumentar a produtividade (produzir mais em menos espaço), sem abrir mão da sustentabilidade e isto não é possível sem o melhoramento genético do rebanho”, afirma Fábio Barreto, diretor da Progen.
A inseminação tem um baixo custo. “Um touro bom, sem comprovação genética, custa em média entre oito e dez mil reais e emprenha até 30 vacas. Para um rebanho de 300 vacas há necessidade de pelo menos 10 touros, o que resultaria num gasto aproximado de 100 mil reais. Com a nova tecnologia o criador pode emprenhar estas 300 vacas por cinco anos, pelo custo aproximado de 30 mil reais, com touros geneticamente comprovados, que irão dar um retorno muito superior ao pecuarista.” ressalta Heverardo Carvalho, diretor da Alta Genetics.
A Alta Genetics é uma das maiores empresas de melhoramento genético do mundo, com sede na cidade de Calgary, em Alberta (Canadá). Presente em mais de 100 países, a Alta possui centrais de coleta no Canadá, Estados Unidos, Holanda, China, Argentina e Brasil e é considerada líder mundial na entrega de soluções genéticas lucrativas. No Brasil, sua Central tem capacidade para abrigar 237 touros. Conta com 81 escritórios regionais no Brasil, totalizando aproximadamente 700 profissionais em todo país.
Fonte: LN Comunicação
◄ Leia outras notícias