Outros

Desempenho das carnes na terceira semana de julho

As exportações de carne efetuadas na terceira semana de julho (15 a 21, cinco dias úteis) apresentaram ligeira recuperação em relação à semana anterior, mas sem repetir o resultado obtido na primeira semana do mês


Publicado em: 24/07/2012 às 11:20hs

Desempenho das carnes na terceira semana de julho

Nessa melhora semanal houve a participação da carne de frango, já que a própria SECEX/MDIC relata que, em relação às duas semanas anteriores, a receita média diária dos produtos básicos aumentou 9,1%, “com destaques para soja em grão, petróleo em bruto, milho em grão, carne de frango, café em grão, fumo em folhas e minério de cobre”. Ou seja: a carne de frango foi o único produto de origem animal a apresentar resultado superior à média das semanas anteriores.

No entanto, comparativamente a julho de 2011, a contribuição do frango continua negativa. Pois – palavras, novamente, da SECEX/MDIC – “as vendas de produtos básicos (-12,9%) caíram puxadas, principalmente, por minério de ferro, petróleo em bruto, café em grão, minério de cobre, carne de frango e algodão em bruto” – o que significa dizer que na redução não está havendo participação significativa das carnes suína e bovina.

Em decorrência desse desempenho, a receita média diária obtida pelas carnes nos primeiros 15 dias úteis de julho (de um total de 22 dias úteis) permanece negativa em relação ao mês anterior e ao mesmo mês do ano passado em, respectivamente, 3,4% e 4,7%. Por sua vez, o valor atingido (US$54,393 milhões) é praticamente o mesmo de fevereiro passado, colocando-se como o segundo menor dos últimos 13 meses.

Fonte: Avisite

◄ Leia outras notícias